Modernidade, vita activa e ilusão do desenvolvimento

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):348-365 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O problema do desenvolvimento continua sendo abordado à maneira tradicional na semiperiferia da economia mundializada, como um problema de atração de investimentos que agreguem trabalho à economia. Políticas de fomento à inovação científica e à tecnológica são raras, e não atentam para o fato de que, nos países de desenvolvimento original, esse processo coincidiu com amplas agendas de transformação social e cultural associadas à ideia da modernidade. No entanto, a autonomia do campo político, central para a ideia da Modernidade, vem sendo comprometida por interesses definidos no campo econômico, o que agrava as condições dos países semiperiféricos. Este artigo propõe uma reflexão sobre os limites do desenvolvimento na economia globalizada, através de uma síntese entre as abordagens filosófica, sociológica e econômica da questão. Palavras-chave: Modernidade. Globalização. Desenvolvimento. Vita activa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,069

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Fundamentos de uma educação filosófica hermenêutica.Gabriela Miranda Zabeu - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):183-201.
Visões da Liberdade: Entre Antigos e Modernos.Ana Guerra Ribeiro de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).

Analytics

Added to PP
2018-12-31

Downloads
17 (#895,795)

6 months
5 (#711,233)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations