A aplicação dos princípios do entendimento puro aos objetos da experiência

Kant E-Prints 17 (2):71-93 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é mostrar como Kant aplicou uma estrutura cognitiva mais abstrata aos objetos da experiência. É possível observar, a partir de um exemplo _in concreto,_ a aplicação dos princípios do entendimento puro, desenvolvidos e estruturados na_ Crítica da Razão Pura_, aos objetos da experiência, neste caso, as proposições empíricas da mecânica newtoniana. Assim, apresentamos a configuração dos argumentos kantianos, sustentando que há uma relação explícita entre os princípios do entendimento puro, e os princípios metafísicos da ciência da natureza, estes desenvolvidos na obra de mesmo nome – _Princípios Metafísicos de Ciência da Natureza_ – e mostramos que essa relação se dá por meio de uma estrutura argumentativa em que os princípios gerais e abstratos da primeira _Crítica_ são premissas para os princípios metafísicos aplicados dos PMCN. Buscamos, assim, provar que a estrutura da filosofia da ciência kantiana é dada, principalmente, por meio das duas obras supracitadas, e é uma teoria que tem como principal objetivo, fundamentar filosoficamente a mecânica newtoniana, a fim de explicar como um conhecimento objetivamente válido dos fenômenos do mundo é possível.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).
Sobre um entendimento irracional.Márcio Francisco Rodrigues Filho - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):160-173.
Bioética: é possível guiar-se por regras ou um particularismo moral é inevitável?Daiane Martins Rocha - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):15-27.
El método de la metafísica en la Dissertatio de Kant.Gustavo Sarmiento - 2007 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 10:155-160.
El método de la metafísica en la Dissertatio de Kant.Gustavo Sarmiento - 2007 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 10:155-160.
Posição original: um recurso procedimental puro.Elnora Gondin & Osvaldino Marra Rodrigues - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):42-54.

Analytics

Added to PP
2023-04-08

Downloads
113 (#156,479)

6 months
56 (#82,808)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Ludmila Aster Souza Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references