Contextualism as representationalism?

Cognitio 18 (1):89 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo aborda uma crítica feita alguns anos atrás por Avner Baz sobre o trabalho de contextualistas atuais na filosofia da linguagem. A crítica de Baz enfoca a ideia de que os contextualistas interpretaram mal o ataque feito por J. L. Austin e Wittgenstein à chamada “concepção vigente de significado”. Apesar da insistência deles sobre os fatores contextuais que determinam o contexto de uma declaração, Baz argumenta que os contextualistas ainda explicam nossos enunciados em termos das condições de verdade das sentenças que expressam e, ao enfatizarem a dimensão referencial das palavras, acabam por defender uma concepção de significado como uma entidade teórica, responsável por assinalar os objetos do nosso discurso. Portanto, para Baz, eles mantêm uma visão representacionista ainda intimamente ligada à concepção tradicional de concepção de significado. Descrevendo as bases da visão de Baz, sustento neste artigo que a ligação que ele assevera entre referência e uma teoria de significado como representação, é precisamente o objetivo de contextualistas como Charles Travis. O trabalho deles é apresentado aqui como uma tentativa de explicar a referência de palavras e as condições de verdade de uma sentença após a ocorrência de uma negação radical da noção de significado como representação. Nesse sentido, contrariamente ao que Baz afirma, estão intimamente ligados ao espírito dos pioneiros da filosofia da linguagem comum.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,931

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da Linguagem.Sagid Salles - 2020 - In Rodrigo Reis Lastra Cid & Luiz helvécio Marques Segundo (eds.), Problemas Filosóficos. Editora UFPel. pp. 453-489.
Filosofia da Linguagem.Sagid Salles - 2020 - Problemas Filosóficos: Uma Introdução À Filosofia.
Sem'ntica Expressivista.Wilson Mendonça - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):154-179.
Paul Horwich: Significado Como Uso/paul Horwich: Meaning As Use.Juliano do Carmo - 2012 - Pensando: Revista de Filosofia 3 (5):172-186.
A Concepção Cartesiana De Linguagem.Enéias Forlin - 2004 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 14 (1).
Ainda sobre O ceticismo semântico.André Klaudat - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):49-69.
Sobre a determinação contextual do que é Dito.Eduardo Marchesan - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):173-194.

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
4 (#1,640,364)

6 months
4 (#859,620)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Studies in the way of words.Herbert Paul Grice - 1989 - Cambridge: Harvard University Press.

Add more references