Metafísica e racionalidade tecnocientífica em Marcuse

Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):58-90 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Marcuse é um dos pensadores contemporâneos que mais empenho dedicou à tarefa de extrair consequências práticas de seu diagnóstico das sociedades tecnificadas, no sentido de que procurou construir as mediações sociais necessárias para se promover a superação da dominação racional da ordem tecnológica do mundo em que vivemos. Nesse tocante, o presente ensaio assinala seu protagonismo no entendimento do caráter produtivista da tecnociência moderna e de seu funcionamento injuntivo. Mais do que um processo marcado pela dimensão irracional da metafísica, conforme indicação do próprio Marcuse, ver-se-á aqui, num breve contraponto com a abordagem heideggeriana da consumação da metafísica na técnica, como a objetivação processadora da Zivilisation moderna se inscreve já no âmago da maquinação produtivista da metafísica ocidental.Palavras-chave: Filosofia. Tecnologia. Tecnociência. Racionalidade. Metafísica. Marcuse. Heidegger.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,891

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Humanismo tecnocientífico e metafísica realizada.Antônio José Nascimento - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):129-139.
Heidegger e a modernidade: Sobre a ideia heideggeriana de “consumação da metafísica”.Eberth Santos - 2018 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 6 (1):323-342.

Analytics

Added to PP
2023-07-30

Downloads
3 (#1,732,180)

6 months
2 (#1,446,842)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references