Psicologia, Metafísica e Literatura: a Descrição dos Sentimentos Profundos em Bergson

Trans/Form/Ação 36 (1):81-100 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura,a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. O uso de um exemplo extraído da própria literatura (no caso,o romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa) será imprescindível aqui para compreender a possibilidade de uma descrição qualitativa do "fluxo da consciência", revelando sua estrutura temporal. A partir disso, espera-se determinar com um pouco mais de clareza as interações entre psicologia,metafísica e literatura, na filosofia de Bergson

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A metafísica como a Essência do Homem em Heidegger.Daniel Schiochett - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):327.
A Literatura Como Interpretação Do Brasil e da América Latina.Elise Aparecida de Oliveira - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:170-179.

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
78 (#208,682)

6 months
12 (#304,934)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references