Memórias, cinema e o fim do mundo: análise do filme Melancolia, de Lars von Trier

Horizonte:206105-206105 (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho, a partir da articulação inicial dos conceitos de dialogismo, tal como defendido inicialmente por Bakhtin, argumenta que um filme é produto cultural inscrito em um período sócio-histórico. Assim, a proposta que aqui se sucede é buscar interrogá-lo, já que ele oferece um conjunto de representações que remetem direta ou indiretamente à sociedade na qual se inscreve. Para tanto, se escolheu como obra analisada o filme _Melancolia_, do diretor Lars von Trier. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, com procedimentos para uma desconstrução de algumas cenas, escolhidas de maneira não probabilística, mas que contemplem o todo em suas partes. A análise se focou, em especial, na direção de fotografia e na análise do roteiro como argumento filosófico, tudo para se entender a construção discursiva maior proposta na obra. Assim, se procedeu a uma análise filosófico-escatológica e a uma busca por entender como a direção de fotografia ajuda a compreender melhor a obra em questão dentro da discussão sobre o fim do mundo. Dessa forma, a narrativa do filme é mais bem entendida quando pensada a partir da intertextualidade, ao se considerar as diversas vozes que compõem o discurso, tais como o acorde cromático, os quadros, os formatos, a história, a discussão escatológica, as obras de arte, enfim, todos os padrões e processos inseridos no filme.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Signifying Grace: a reading of Lars Von Trier’s Dogville.David Denny - 2007 - International Journal of Žižek Studies 1 (3).
Immanent Frames. Postsecular Cinema between Malick and von Trier. [REVIEW]Maria Irene Aparicio - 2021 - Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image 13:107-113.
Identidade e representação do popular no filme A Máquina.Guilherme Adorno - 2008 - Dissertation, Centro Universitário de Maringá
The Eroticism of Landscape in Contemporary Contemplative Cinema.Rosine Bénard O’Kelly - 2020 - Journal of Aesthetics and Phenomenology 7 (2):159-171.

Analytics

Added to PP
2023-05-05

Downloads
10 (#1,192,632)

6 months
5 (#637,009)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references