Abstract
O objetivo deste artigo é compreender como Ernst Bloch articula as concepções de materialismo e religião. Apoiando-se especialmente em F. Schelling, Bloch elaborou uma concepção de materialismo que concebe a capacidade de transcender sem a necessidade de recorrer a um ente transcendente. É a recusa radical de qualquer forma de idolatria. Carregadas de conteúdo utópico, como indicara Feuerbach, as religiões seriam um locus privilegiado de pré-anúncio e emergência do inédito. Seria preciso, no entanto, trazer esses conteúdos para o âmbito da práxis social mediante uma hermenêutica da esperança, de modo que não mais permaneçam apartados do ser humano, como se fossem predicados de um ser transcendente. Se a posição materialista contribui para trazer os conteúdos religiosos de volta para a imanência, a religião, por sua vez, contribui para libertar o materialismo de seus enrijecimentos, acrescentando-lhes conteúdos e sentidos humanos e messiânicos. Assim, ao situar a religião em um horizonte materialista, Bloch contribui, simultaneamente, para evitar que ela se degrade em ideologia e para que o materialismo não se petrifique em dogmas.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.15448/1984-6746.2020.1.36155
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 50,488
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
A Relação Entre Estado E Religião Em Hegel.Paulo Roberto Konzen - 2014 - Revista Dialectus- Revista de Filosofia 4 (1).
A teoria teológica da religião de David Tracy.Jefferson Zeferino & Rudolf Eduard von Sinner - forthcoming - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião:676-676.
Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade.Jung Mo Sung & Allan da Silva Coelho - forthcoming - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião:651-651.
A Religião Como Fundamento Ético Para Os Direitos Humanos Segundo o Pensamento de John Finnis.Laura Souza Pires do Rio - forthcoming - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião:1651.

Analytics

Added to PP index
2020-05-16

Total views
3 ( #1,243,285 of 2,326,559 )

Recent downloads (6 months)
3 ( #281,637 of 2,326,559 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes