A Controvérsia Existencialista: Sartre e Gabriel Marcel

Revista Dialectus 27 (27):51-74 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O conceito de existencialismo acirra, na cena contemporânea, uma controvérsia sui generis ao demarcar uma linhagem cultural que planta suas raízes filosóficas no dito movimento fenomenológico-existencial, particularmente, na Alemanha e na França e que tem, na figura de Sartre, uma referência, sem dúvida, icônica. Talvez ninguém mais que Gabriel Marcel tenha, recorrentemente, se insurgido contra tal filiação conceitual, atribuída, ora por intelectuais marxistas e cristãos, ora, pela própria mídia sensacionalista; estereótipo que, num primeiro momento, seria, aliás, consentido pelo próprio Sartre, a despeito, sobretudo, da célebre conferência O Existencialismo é um Humanismo. Marcel, tão logo, toma partido nesse debate, vindo a configurar a sua obra filosófico-dramatúrgica como “existencial” e não, propriamente, “existencialista”. O artigo examina, precisamente, esse ponto de inflexão trazendo à tona alguns de seus desdobramentos mais decisivos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,612

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

No olho do furacão.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85574.
Uma leitura existencialista de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector.Anna Clara Paes Lima - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):196.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
4 (#1,013,551)

6 months
4 (#1,635,958)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references