Entre pessoas

Cognitio 23 (1):e58222 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo argumenta que uma Epistemologia da Conversação deve ser compreendida como um campo da Epistemologia Social que se dedica a investigar as normas estritamente epistêmicas que regem a interação entre duas ou mais pessoas acerca de suas crenças e outros estados epistêmicos. Uma definição elementar de conversação é: um ato comunicativo cooperativo nos quais os participantes assumem propósitos comuns e o compromisso de contribuir com declarações (asserções) relevantes. Partindo dessa definição elementar, o artigo apresenta quatro temas que deveriam ser considerados por uma Epistemologia da Conversação: a) que o desacordo é um motivo relevante para a conversação; b) que a conversação é um meio ou método de investigação em casos de desacordo entre pares; c) que as virtudes esperadas dos participantes são virtudes epistêmicas; e d) que qualquer resultado de uma conversação realizará um bem epistêmico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,031

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Injustiças epistêmicas, Dominação e Virtudes.Breno Ricardo Guimarães Santos - 2017 - In Felipe de Matos Muller & Kátia Martins Etcheverry (eds.), Ensaios sobre epistemologia do testemunho. Porto Alegre, RS, Brazil: pp. 143-172.
Sobre conhecimento e justificação de crenças morais.Marco Oliveira - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):141-162.

Analytics

Added to PP
2022-11-21

Downloads
8 (#1,343,911)

6 months
5 (#711,233)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Waldomiro Silva Filho
Universidade Federal da Bahia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references