Wittgenstein além dos limites da linguagem

Revista Reflexões 8 (14):130-146 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No prefácio do Tractatus logico-philosophicus, Ludwig Wittgenstein afirma que a pretensão do livro era traçar um limite para a expressão dos pensamentos e que esse limite só poderia ser traçado na linguagem, sendo um contrassenso o que estivesse além desse limite. No entanto, como o próprio Wittgenstein admite na obra, o Tractatus mesmo, assim como toda a filosofia, está além desse limite traçado para a expressão dos pensamentos. Dada essa situação paradoxal, ainda hoje os intérpretes do texto debatem sobre o que Wittgenstein realmente entendia como sendo os limites da linguagem. Tendo em vista essa questão, o objetivo central deste artigo é mostrar que, independentemente do modo como tais limites sejam entendidos, Wittgenstein não os respeitou nem antes, nem depois de ter escrito o Tractatus. Feito isso, passa-se à análise do fato pouco discutido pelos wittgensteinianos de que, se os limites da linguagem traçados no Tractatus fossem obedecidos, não haveria matemática.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,867

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O místico no Tractatus de Wittgenstein.Paulo Alexandre E. Castro - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102.
Algumas Notas sobre os Métodos Filosóficos de Ludwig Wittgenstein.Gustavo Augusto Fonseca Silva - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (1):165-183.
Jogos de Linguagem, Imagem Agostiniana e Ostensão.Daiane Lemes Pereira - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):55-83.
O Estatuto A Priori Da Mec'nica No "tractatus".Bento Neto - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).

Analytics

Added to PP
2023-10-20

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references