Cidades, imagens, olhares da inf'ncia

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40249 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O trabalho se ocupa da infância como expressão estética em dois filmes do alemão Wim Wenders, Alice nas cidades e Lisbon Story. Para isso procura construir um jogo entre ambos, em que cada uma das obras aparece simultaneamente como testemunho histórico e síntese de questões que dizem respeito à existência e às próprias possibilidades do cinema. Comparecem, portanto, o amor, a amizade, a memória, a reelaboração do passado, as cidades, o progresso e a regressão, bem como as técnicas de captação e produção de imagens e sons, os destinos e a memória do cinema como inconsciente onírico de uma época. O apoio se encontra principalmente em Walter Benjamin, nem tanto em seus comentários sobre cinema, mas muito mais no que se refere ao que escreveu sobre a infância na cidade, demarcando, assim, como Wenders o fará, um olhar infantil, oblíquo em relação ao seu destino, mas não infantilizado, sobre as coisas do mundo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,931

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Entre tempo e narrativa: concord'ncia/discord'ncia.Paul Ricoeur - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):299-310.
Marques ilustrando as imagens do "Sofista" de Platão.Diogo Noberto Mesti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):134.
Imagens.Imagens Filosofia E. Pintura - 2014 - Dois Pontos 11 (1).

Analytics

Added to PP
2021-08-28

Downloads
12 (#1,112,755)

6 months
7 (#491,855)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references