Considerações Sobre o Sentido da Passividade No Pensamento de Sartre: O Paradoxo da Existência Passiva de Uma Subjetividade Espont'nea

Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):132-156 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo do nosso artigo é analisar como Sartre articula a relação entre a atividade e a passividade da subjetividade. Em primeiro lugar, argumenta-se que a fenomenologia desenvolvida nos anos 30 não desconsidera os fenômenos nos quais a consciência aparece alienada de sua espontaneidade, tais como o medo, o sonho, a alucinação, etc. Na verdade, notar-se-á que a compreensão da passividade da consciência ocupa um lugar central na totalidade das obras iniciais. Será a partir desse plano de fundo que faremos uma breve análise da descrição da emoção em O esboço para uma teoria das emoções a fim de compreender como Sartre define passividade e atividade como dois aspectos da consciência que coexistem sem entrar em conflito. Para tanto, será demonstrado como a espontaneidade do modo de ser da consciência é a fonte da força esmagadora das coisas que a aprisiona sem que ela se apreenda como parte constituinte desse mundo que a cativa. Nesse ínterim, defenderemos a tese de que a síntese desses aspectos só é possível devido à separação metodológica entre síntese, a totalidade sintética homem-no-mundo, e análise, que permite compreender o papel de cada elemento da totalidade em questão. Tal separação perpassa o percurso sartriano e se mantém também na maneira em que se estabelece a relação entre liberdade e alienação nas obras tardias, como, por exemplo, a Crítica da razão dialética.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,925

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Um corpo constituinte no pensamento sartriano?Thana Mara de Souza - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42116.
Realismo e Consciência Perceptiva Em Sartre.Fabrício Rodrigues Pizelli - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):35-51.
Da Consciência Como a Dimensão de Ser Transfenomenal Em Jean-Paul Sartre: Da Consciência Enquanto Absoluto Entre o Nada, a Angústia e a Liberdade.Mariano da Rosa Luiz Carlos - 2024 - Thaumazein - Revista de Filosofia da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil 17 (X):25-54.
O problema do Nada e sua relação com a liberdade humana em Sartre.Vinicius Xavier Hoste - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (2):120-133.

Analytics

Added to PP
2023-02-04

Downloads
18 (#1,100,532)

6 months
7 (#633,631)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Thana Mara de Souza
Universidade Federal do Espírito Santo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references