Percepção e conhecimento segundo Aristóteles, Platão e Protágoras: Uma breve comparação

Prometeus: Filosofia em Revista 2 (3) (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto examina a relação entre conhecimento e sensação, sensação e pensamento, ser eperceber segundo Protágoras, Platão e Aristóteles, com o objetivo de mostrar o que é a percepçãosegundo o paradigma sofístico e o platônico e, por fim, qual é o lugar da tese aristotélica sobre apercepção diante desses dois paradigmas. Como resultado da investigação, temos que, paraAristóteles, diferentemente de Protágoras, a sensação não é responsável por todos os julgamentos,nem por discriminar todos objetos cognoscíveis; também para Aristóteles e diferentemente de Platão,o extremo oposto não é verdadeiro, a saber, que a sensação não discrimina seus próprios objetos.Conhecimento e sensação, portanto, não devem ser idênticos ou distintos de modo absoluto, nem oser é absolutamente ser percebido, nem o ser percebido é absolutamente indeterminado, mas, paraAristóteles, o ser é, em parte, percebido e determinado pela faculdade perceptiva e, em parte,conhecido pelo intelecto. O texto, deste modo, pretende elucidar como o ser é conhecido pelapercepção segundo Aristóteles, tratando assim de um ponto extremamente controverso, a saber:como a sensação discrimina seus próprios objetos sem a intervenção do pensamento, se taldiscriminação resume-se apenas em processos fisiológicos ou é também uma atividade da alma e, seé também uma atividade da alma, em que sentido a alteração física ocorrida no corpo,conjuntamente com uma certa atividade da alma, constituem a percepção.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,907

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Educação, costumes e leis como bases para a promoção das virtudes cívicas no Protágoras e na República.Guilherme Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:103-112.
Uma filosofia da percepção em Platão.Hugo Filgueiras de Araújo - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:109-114.
Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
Platão e alguns mitos que lhe atribuímos.Miguel Spinelli - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):191-204.
Alma, formas e senso-percepção, no Fédon, de Platão.Hugo de Araújo - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:170-182.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
32 (#513,753)

6 months
2 (#1,250,897)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Juliana Ortegosa Aggio
Universidade Federal da Bahia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references