Introdução ao método genealógico de Nietzsche

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (1):127-142 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O problema moral em Nietzsche e a transvaloração dos valores por ele pretendida só pode ser verdadeiramente compreendido a partir do esclarecimento do procedimento genealógico. Esse procedimento situa-se em um contexto de sentido distinto dos valores e pressupostos morais da modernidade. A perspectiva genealógica indica a primazia da experiência moral vivida pela humanidade na qual encontramos a vontade de poder e a eterna luta entre o bem e o mal. Para Nietzsche, a idéia de uma vontade de poder imanente a todo acontecimento é o ponto de vista capital do método histórico. Ele considera que o movimento essencial da história é determinado pelo antagonismo de duas morais que se batem à morte: a moral do senhor e a do escravo. Trata-se, pois, de uma forma de fundamentação moral antagônica ao idealismo moderno, bem representado por Kant e Marx, e que pretenderia, segundo Nietzsche, justamente a anulação da vontade de poder e das relações entre senhor e escravo

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,923

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A afinidade entre arte e conhecimento em Platão,Nietzsche e Heidegger.Cláudia Drucker - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):07-20.
Pariendo centauros: método, ciencia y filosofía en la genealogía de F. Nietzsche.José Emilio Esteban Enguita - 2013 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 46:103-123.

Analytics

Added to PP
2015-01-22

Downloads
14 (#1,016,720)

6 months
4 (#859,620)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references