A hipótese gorgiana: por uma leitura da obra platônica

Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):87-109 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

De maneira reconhecida ou não, a presença de Górgias, e suas teses, no corpus platônico transcende os limites da presença da personagem Górgias nos sete diálogos em que este é mencionado por Platão. Diante de uma influência multifacetada – que abarca desde questões relativas à linguagem, passando pela metafísica, política e estatuto da arte – faz-se necessário um recorte para melhor evidenciar a apropriação e reelaboração platônica do quadro conceitual gorgiano. A pretensão é fazer uma releitura de alguns momentos do texto platônico por meio de um destaque às referências, diretas e indiretas, que nele estão contidas, tanto da sofística de um modo geral, como de Górgias de Leontinos de modo específico. A tese que se pretende defender é a de que as principais hipóteses teóricas apresentadas pelos sofistas, e por Górgias de modo proeminente, devem ser consideradas imprescindíveis para a construção da filosofia platônica – ainda que esta constitua-se como reação ou apropriação seletiva daquelas. Assim, a indústria platônica não se constitui apenas em desqualificar o edifício filosófico gorgiano, a fim de erguer suas teses sobre as ruínas deste, mas também utilizar alguns conceitos da empresa filosófica de Górgias como vigas-mestras da nova perspectiva reflexiva que o discípulo de Sócrates comprometeu-se a desenvolver. Palavras-chave: Górgias; Platão; Sofística; Platonismo; Discurso.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Leitura Da Antiguidade Clássica Por Michel Foucault.André Yazbek - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 19:106-115.
A influência da 3ª hipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e Jâmblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental:113-126.
Hannah Arendt e o malogro do espírito revolucionário.Odílio Alves Aguiar - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):274-287.

Analytics

Added to PP
2024-02-27

Downloads
1 (#1,900,947)

6 months
1 (#1,469,946)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references