As promessas da retórica gorgiana: Pleonexia e medo no Górgias de Platão

Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

De todas as denúncias contra a retórica de estirpe gorgiana que são feitas por Sócrates no Górgias, de Platão, talvez a mais importante seja a revelação de que ela favorece o crescimento indefinido dos apetites e a pleonexia, ou seja, o desejo de ‘ter mais’, ou, simplesmente, a ganância. A promessa de poder sugerida pela personagem Górgias e defendida por seu aluno Polo no começo do diálogo parece conduzir-nos diretamente ao coração da pleonexia calicleana que coroa a obra. Neste artigo, pretendo explorar o tema da pleonexia no referido texto de Platão a partir de uma relação que, embora pouco comentada, parece-me bastante forte no diálogo. Trata-se da conexão entre pleonexia e medo na retórica gorgiana. Ou, de modo ainda mais específico: trata-se da dependência que a retórica gorgiana possui em relação ao páthos do medo. Segundo procurarei mostrar, os retóricos e amantes da retórica que povoam a obra acabam por levar seus leitores a entrever essa dependência, na medida em que fundamentam suas promessas de poder na promessa de defesa irrestrita contra ameaças de toda espécie. Ou seja, ao longo das três conversas travadas por Sócrates, vemos seus interlocutores apelarem para o medo supostamente existente em seus concidadãos e ouvintes, realçarem perigos e ameaças e afirmarem explicitamente que a retórica é a única arma de defesa verdadeiramente potente em uma cidade democrática. Em suma: a partir da análise de importantes trechos da obra, pretendo mostrar o quanto as personagens valem-se do potente discurso do medo para persuadir seus ouvintes de que a retórica é a técnica mais valiosa e o maior bem possível nas póleis que habitam.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Distinguindo Persuasão e Retórica no Górgias de Platão.Claudiano dos Santos - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:165-169.
A Tribuna De Górgias: Linguagem, Retórica E Oportunidade.Fernando Czekalski - 2006 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 16:101-117.
Platão entre a filosofia e a retórica.Aldo Lopes Dinucci - 2008 - Prometeus: Filosofia em Revista 1 (2).
Persuasión, seducción y razón: entre la retórica sofística y la dialéctica platónica.Sergio Roncallo Dow - 2009 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 15:47-61.
O tema da raiva na retórica e na ética de Aristóteles.Christopher Rowe - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:11-16.
Aristotele, Gorgia e lo sviluppo della retorica.Carlo Natali - 1999 - Tópicos: Revista de Filosofía 17 (1):199-229.
Retórica E crítica da linguagem em Nietzsche.Rodrigo Francisco Barbosa - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):253-278.
A retórica do kosmos social.Marcus Resende - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (28).
Heráclito e heraclitismo no Crátilo de Platão.Luisa Buarque - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:135-141.
La dimension comica del discurso de Socrates en el “Gorgias”.Zbigniew Nerczuk - 2018 - In Lavilla de Lera Jonathan & Javier Aguirre Santos (eds.), El humor en Platon. Humor y filosofia a traves de los dialogos. Doble Efialtes. pp. 99-118.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
4 (#1,628,455)

6 months
1 (#1,478,781)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references