Para uma leitura (não-)realista de Michel Foucault

Filosofia Unisinos 24 (3):1-15 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O estatuto do realismo em Foucault, apesar de elaborado insistentemente, permanece elíptico – em parte graças à sua associação a proposições que poderíamos denominar ficcionalistas. Através dos textos onde Foucault aborda os nexos de pertencimento entre ficção, universalidade e facticidade, o artigo propõe uma leitura não-realista de suas pesquisas, caracterizada pela recusa não do real enquanto objeto, mas de sua evidência ontológica. Inicialmente, trata da apresentação das insuficiências das interpretações que exigem uma ontologia – como a de Paul Veyne –, bem como das que a substituem pela excepcionalidade da criação – como a de Michel de Certeau. Em seguida, detalha a questão da literatura como paradigma metodológico, especialmente nas referências de Foucault à obra de René Char. Enfim, mostra em que sentido a enunciação do discurso da arqueogenealogia está mais próximo do (não-)realismo de Fichte – no seu improvável encontro com Blanchot – do que da dialética hegeliana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Understanding Foucault.Geoff Danaher - 2000 - Thousand Oaks, Calif.: Sage Publications. Edited by Tony Schirato & Jen Webb.
A Leitura Da Antiguidade Clássica Por Michel Foucault.André Yazbek - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 19:106-115.
Michel Foucault: An Introduction.Philip Barker - 1998 - Edinburgh University Press.

Analytics

Added to PP
2023-12-07

Downloads
6 (#1,456,990)

6 months
6 (#510,793)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references