Walter Benjamin e a História Messi'nica

Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 19 (37):177-195 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Uma das problemáticas essenciais do pensamento benjaminiano é, precisamente, a questão da história. Numa época em que a tonalidade dominante é a ameaça da guerra e a destruição das ideologias, dos valores e ideais clássicos, em nome de uma desenfreada visão progressista e continuista da história humana, é preciso despertar do pesadelo da catástrofe da história. É esta que é responsável pela dissolução do conceito de experiência, alienando o homem e deixando-o desamparado e entregue ao vazio da experiência do choque, à fragmentação da narração e à perda da tradição. Recorrendo à tradição judaica da história, pensando e reconfigurando conceitos que lhe são intrínsecos, como o de catástrofe, messianismo, redenção, rememoração, Benjamin constrói uma teoria que possa operar uma desconstrução da continuidade da história, valorizando o objecto histórico, destacando-o do fluxo e salvando-o da catástrofe. Trata-se, assim, de um método destrutivo e violento, mas que visa restaurar uma visão da história que seja capaz de reparar as injustiças e o sofrimento humano. Mais do que histórica e temporal, essa nova ordem inscreve o sagrado na ordem profana, redimindo o acontecimento histórico e salvando-o no instante dialéctico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,783

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Walter Benjamin E a história messi'nica. Contra a visão histórica do progresso.Maria João Cantinho - 2011 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 37.
O Acordo Secreto: Uma Leitura Derrideana de Walter Benjamin.Maria João Cantinho - 2014 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 22 (43):115-131.
Historia y filosofía de la historia en el Benjamin tardío.José Sazbón - 1998 - The Paideia Archive: Twentieth World Congress of Philosophy 30:10-15.
Comments on Working with Walter Benjamin.James Martel - 2015 - Philosophy Today 59 (1):139-146.
Revolución conservadora y conservación revolucionaria: política y memoria en Walter Benjamin.Juan Mayorga - 2003 - Rubí, Barcelona: Universidad Autonoma Metropolitana, Iztalapa. Edited by Walter Benjamin.
Critique and Violence.Ashley Bohrer - 2015 - Philosophy Today 59 (1):133-138.
Walter Benjamin and teleology.Carlos Pérez López - 2018 - Ideas Y Valores 67 (168):13-42.

Analytics

Added to PP
2021-11-16

Downloads
7 (#1,382,898)

6 months
6 (#510,793)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Maria Cantinho
Universidade Nova de Lisboa

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references