A mídia digital no campo do poder: entre as massas e a comunicação dominante

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1) (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A obra “No Enxame: Perspectiva do Digital” de Byung-Chul Han faz uma reflexão sobre o campo da mídia digital apresentando-o metaforicamente como uma janela, não apenas para que possamos assistir os acontecimentos do mundo de maneira passiva, como também uma porta que se comunica com outras moradias e pessoas ativamente, embora sem que haja possibilidade de intermediadores, o que justifica as suas potencialidades constitutivas, bem como os seus perigos. Para tanto, o autor aponta que há uma transformação nas relações sociais de massa, dado que o ser humano está em uma situação de contestação própria individualismo, além de conectado na era da tecnologia, uma condição sobreposta, devido ao acesso aos meios digitais e à revolução das relações sociais ocasionadas também pelos meios tecnológicos, gerando um fenômeno aparentemente contraditório: a distância mental entre os indivíduos.Nestes espaços públicos virtuais em que nos relacionamos, mesmo diante da possibilidade de controle do comportamento social, que se dirige tanto ao âmbito privado quanto ao público e que, por isto mesmo, percebe-se a necessidade de incluirmos neste afã de comunicação a precaução, segundo a suposição de que seria possível deter a constituição de ideologias de massa em desconformidade com a manutenção da vida, da harmonia social e da democracia, devido à percepção de que, nas tomadas de decisão, interesses perniciosos poderiam também se insinuar. Neste particular, Han esclarece que não somos mais apenas destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos, de modo que não nos contentamos apenas consumir como também passamos a produzir informação.O livro foi organizado em um prefácio, seguido de dezesseis seções, nas quais os assuntos abordados se relacionam entre si, contudo, independentes em suas próprias abordagens. Nesta resenha foram analisadas todas as seções e, dessa maneira, serão apresentadas conforme se dispõe na obra “No Enxame: Perspectiva do Digital”. E, no que diz respeito ao prefácio, recomenda-se a leitura, por fornecer esclarecimento prévio ao leitor. Por fim, o livro é recomendável para todos os entusiastas do campo da mídia digital e, principalmente, dos assuntos relacionados a uma sociedade de massas que se fora em paralelo com as tecnologias digitais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,758

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A estética política do ativismo através de novas mídias.Meg Stalcup - 2016 - In Marinyze Prates de Oliveira & Jonathan Warren (eds.), Miradas sobre o Brasil: cultura, arte e poder. Editora da Universidade Federal da Bahia. pp. 13-33.
Estratégias de internacionalização da mídia brasileira.Eula Dantas Taveira Cabral - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):73-83.
A mídia como espaço formativo· do sujeito adolescente.Rosa Maria Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):333-348.
Kant e o Paedereus Irritans.Rossano Pecoraro - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (15):148-165.

Analytics

Added to PP
2024-05-07

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references