Contribuições para uma teoria antropológica na leitura de Deleuze sobre Hume

Griot 23 (2):160-170 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O propósito deste artigo é apresentar a teoria antropológica que deriva do processo de constituição da subjetividade tal como o encontramos na leitura de Deleuze sobre Hume. Entende-se por “teoria antropológica” uma teoria que busca responder ao problema das interações entre natureza e cultura, bem como compreender a posição que o ser humano ocupa no interior dessa relação. Faremos isso reconstituindo alguns passos de _Empirismo e subjetividade _(1953), primeiro livro de Deleuze dedicado ao pensamento de Hume, e através de incursões pontuais ao _Tratado da natureza humana_, mas visando alcançar, também, as teses avançadas pelo filósofo francês em um artigo intitulado “Instinto e instituições” (1955). Com isso, pretende-se mostrar que, desde seus escritos inaugurais, Deleuze 1) não considera natureza e cultura como conceitos limitantes um do outro e 2) não faz do ser humano o objeto privilegiado da investigação antropológica, compreendendo-o, antes, a partir das relações que entretém com os não-humanos, especificamente os animais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Transcendental empiricism? : Deleuze's reading of Hume.Martin Bell - 2005 - In Marina Frasca-Spada & P. J. E. Kail (eds.), Impressions of Hume. Oxford University Press.
Deleuze's Hume.Jeffrey Bell - 2008 - Hume Studies 35 (1/2):246-250.
Deleuze Transcendental Empiricism as Exercise of Thought: Hume’s Case.Emilian Margarit - 2012 - Meta: Research in Hermeneutics, Phenomenology, and Practical Philosophy 4 (2):377-403.

Analytics

Added to PP
2023-06-20

Downloads
25 (#632,603)

6 months
18 (#141,285)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references