The concept of music education from a philosophical perspective

Trans/Form/Ação 47 (5):e02400161 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Resumo: A educação musical, como uma disciplina importante, sempre recebeu atenção das comunidades educacionais e musicais. A música não é apenas uma forma de arte, mas o veículo da expressão, da cognição e do comportamento humanos. Contudo, há diferenças de pontos de vista sobre o objetivo e o conteúdo da educação musical. As diferentes origens culturais, na China e no Ocidente, dão ênfase diferente à educação musical. Ao comparar filosofias de educação musical sob distintos conceitos, é possível compreender as práticas e os conceitos de educação musical de culturas diversas, promovendo, assim, a comunicação e a compreensão interculturais. A filosofia é uma disciplina que explora questões e princípios fundamentais, enfatizando o pensamento especulativo e crítico. Na história da China, as ideias filosóficas desempenharam um papel importante na formação da educação musical. As ideias filosóficas da China antiga, como o confucionismo, o taoísmo e o budismo, tiveram um impacto profundo na compreensão e na educação musical. Para entender melhor a conexão interna entre as formas de arte musical e o comportamento expressivo, e para obter uma compreensão mais profunda da essência e do significado da música, este artigo adotou um método de pesquisa comparativa, com base em uma perspectiva filosófica, a fim de debater o conceito de educação musical e explorar sua essência e seus objetivos. Ao comparar diferentes perspectivas, o objetivo é propor um conceito abrangente de educação musical, para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Este texto partiu da relação dialética entre a essência da música e a filosofia e, em seguida, analisou diferentes conceitos de educação musical, a partir de uma perspectiva filosófica. Por fim, ainda em função de uma perspectiva filosófica, ele estudou a inspiração para a reforma da educação musical. A educação musical não deve se concentrar apenas em habilidades e desempenho, mas também no cultivo de habilidades estéticas e de pensamento. Analisar, a partir de uma perspectiva filosófica, pode ajudar a entender melhor a essência e o significado da música, explorar o valor da educação musical, resolver problemas na educação musical e promover o seu desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, ela pode ter impactos profundos em certas áreas, como psicologia, sociologia e saúde. Este trabalho demonstra, com eficácia, os múltiplos valores e funções da educação musical, oferecendo uma perspectiva mais ampla, para que o público entenda e promova essa educação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,758

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

‘Working With’ Music: A Heideggerian perspective of music education.David Lines - 2005 - Educational Philosophy and Theory 37 (1):65-75.
A Cultural Psychology of Music Education.Margaret S. Barrett (ed.) - 2010 - Oxford University Press UK.
Music Matters: A New Philosophy of Music Education.David James Elliott - 1995 - New York ; Toronto : Oxford University Press.
‘Working With’ Music: A Heideggerian perspective of music education.David Lines - 2005 - Educational Philosophy and Theory 37 (1):65-75.
Daring to Question: A Philosophical Critique of Community Music.Alexandra Kertz-Welzel - 2016 - Philosophy of Music Education Review 24 (2):113.
Japanese traditional music and school music education.Masafumi Ogawa - 1994 - Philosophy of Music Education Review 2 (1):25-36.

Analytics

Added to PP
2024-05-14

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?