Covid-19 e Meio Ambiente: Uma Abordagem Crítica Sobre o Papel da Razão Instrumental Na Crise Sanitária Enquanto Uma Diretriz de Reflexão Para o Debate Ambiental Contempor'neo

Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):110 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Adotando como referencial teórico a obra de Jürgen Habermas, bem como as bases para o seu pensamento na Escola de Frankfurt, o presente artigo busca analisar em que medida o horizonte que se vislumbra diante da crise sanitária pode ser tomado em perspectiva para se pensar a questão do direito ao meio ambiente sustentável. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, sob o método hipotético-dedutivo, em uma abordagem exploratória e adotando a técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, conclui-se que a racionalidade moderna necessita de novos paradigmas na relação homem-natureza, a qual não se pode ser mediada pela razão instrumental hegemônica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A crise jurisdicional-ambiental.Lucas Dagostini Gardelin, Cleide Calgaro & Draiton Gonzaga De Souza - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37346.
Nietzsche E Habermas no tecido da dialética do esclarecimento.Barbara Lucchesi Ramacciotti - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
Os seres humanos fazem parte do meio ambiente? A escrita como instauradora de uma nova realidade.Marcos Gonzalez - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (1).
Para a defesa de uma ética ambiental antropocentrada.Magda Costa Carvalho - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):147-163.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
8 (#1,308,042)

6 months
3 (#974,323)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references