Husserl: A crise das ciências e o esquecimento do Lebenswelt

Dissertatio 42:63-80 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O principal objetivo deste artigo é analisar a crise das ciências, especialmente das ciências modernas, na sua relação essencial com o esquecimento do Lebenswelt husserliano. Esta problemática, que Husserl colocou no foco de suas preocupações posteriores à questão dos fundamentos e dos métodos das ciências, se originou a partir de duas conferências que ele proferira em Viena e em Praga em 1935. Destas conferências resultou o livro, publicado postumamente em 1954, sob o título: A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Foi, pois, neste contexto que o filósofo chamou a atenção para o fato de que as ciências modernas haviam perdido o significado para a humanidade em virtude de se terem elas distanciado do seu Lebenswelt, isto é, do “mundo da vida”, que é o solo primordial, originário, de onde elas nasceram e que elas abandonaram em favor de um saber científico pretensamente objetivo, positivo, factual. Lembramos também que o conceito de Lebenswelt deu margem a uma multiplicidade de interpretações em virtude da impossibilidade mesma de significá-lo de maneira definitiva.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,031

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Julgamento Ético-Político das Ciências e das Artes em Rousseau.Adriano Melo Medeiros - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (1):59-74.
A Simbiose Entre Filosofia E Ciência: as possibilidades em Arthur Schopenhauer.Ramonn Alves - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):23.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
9 (#1,280,687)

6 months
5 (#711,233)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Rogério Miranda de Almeida
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references