Abstract
Este artigo analisa oficinas de leitura efetuadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de Dourados/MS. Tais oficinas foram constituídas por textos que reconfiguravam a personagem Chapeuzinho Vermelho ao longo do tempo, e a mediação de leitura visava a buscar, nas interpretações dos estudantes, novas leituras acerca dos textos Chapeuzinho Vermelho, nas versões de Charles Perrault e dos irmãos Grimm; além do conto Fita Verde no Cabelo: nova velha estória, de Guimarães Rosa. A expectativa era perceber como o público das distintas realidades tem interpretado textos, tomando como base os Modos de Leitura defendidos pelo teórico Rildo Cosson como mecanismos para interpretar textos literários em suas indagações durante as atividades. Portanto, apresentamos aqui a análise das transcrições de áudios gravados durante as Oficinas de Leitura. A metodologia adotada está baseada nos estudos de Alves e Silva para análises qualitativas. Ao final, concluímos que os estudantes da escola pública e da escola particular se valem dos Modos de Leitura para interpretações de textos literários, entretanto, os primeiros se mostram mais apegados às temáticas dos textos por identificação de suas realidades, tornando assim a leitura mais pessoal, sem recorrer a teorias literárias para suas interpretações, enquanto os outros, mais conhecedores de teorias e conceitos de literatura, tornam suas interpretações menos pessoais e mais práticas. Como referencial teórico, dialogamos com Cosson e com o Referencial Curricular da Educação Básica da Rede de Estadual de Ensino/MS – Ensino Médio, dentre outros.
Keywords Leitura literária  Literary reading  Mediação de Leitura  Modos de Leitura.  Reading Mediation  Reading Modes
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.18226/21784612.v27.e022001
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 70,039
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Modos e práticas leitoras, desafios do digital.Justino Magalhães - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022009.
Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias.Tatiana Sanches - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022003.
Vidas Secas Em Retalhos.Eliete Jussra Nogueira & Mariana Fogaça Marcelo - 2020 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 22 (2):547-568.

Analytics

Added to PP index
2022-04-05

Total views
2 ( #1,447,325 of 2,506,002 )

Recent downloads (6 months)
2 ( #277,268 of 2,506,002 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes