A obra de arte: verdade e pandemia

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):3 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo pretendemos descrever os conceitos heideggerianos apresentados no ensaio A origem da obra de arte, no qual o filósofo alemão destaca que o campo instaurador da obra de arte é a verdade. Para tanto, reconstruiremos os passos argumentativos realizados por Heidegger na investigação da origem da obra de arte, a saber, a coisa, o utensílio e a obra. E, por fim, mostraremos que a verdade em Heidegger se dá no embate entre Terra e Mundo, que se caracterizam pelo encobrimento e desencobrimento do ser do ente. Após tais considerações, procuramos investigar a verdade que se pôs em obra nos quadros da artista plástica Marina Rodrigues, que ressaltou o embate entre Terra e o Mundo no período pandêmico. A artista retira da terra o material para a obra de arte, instaurando um mundo em suas telas. Nos quadros de Rodrigues nos deparamos com a finitude da existência humana e o caos urbano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,779

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Papel da Linguagem Na Obra Verdade e Método de Hans-Georg Gadamer.Susan Karolaine Gonçalves Soares Barbosa - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):141.
Art and technique in Martin Heidegger’s Thought.Felipe Seelaender Costa Rosa - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):65-78.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
17 (#863,251)

6 months
10 (#384,490)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references