O Que é e Para que Serve a Fundamentação da Moral?

Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 19 (37):129-152 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Ponto de partida do artigo é a ideia de que a filosofia moral moderna está excessivamente centrada na questão da fundamentação absoluta da norma moral, o que contrasta com a ética antiga, virada para uma hermenêutica do bem e movida por motivações perfeccionistas do sujeito. Procede-se a uma análise crítica das razões deste esforço teórico de fundamentação. Uma razão essencial está no facto de a razão moderna interpretar a moralidade no sentido de uma pura racionalidade auto-referencial, ou seja como uma simples não-contradição. Não implicará a atitude moral, o “ser moral”, um elemento de “crença”? A partir desta questão é problematizada a adequação do ideal moderno de “cientificidade” à racionalidade prática. Procede-se a uma análise critica das fraquezas da mais recente versão de fundamentação, que se pretende “absoluta”, a de Karl-Otto Apel. São analisados, em seguida, projectos éticos de dois autores contemporâneos, Paul Ricoeur e Robert Spaemann, que, apesar de afirmarem o “primado da ética” de tipo teleológico, não prescindem de conferir algum sentido a questão, pós-cristã e moderna, da moralidade. A concluir, são avançados alguns elementos de resposta às questões enunciadas no título do artigo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,075

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O que é e para que serve a fundamentaçao da moral?José Manuel Santos - 2011 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 37:129-152.
Tugendhat e o contratualismo moral: o projeto de fundamentação moral em "Problemas da ética".Andrei Luiz Lodéa - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):2-13.
Fundamentação moral do liberalismo político de Rawls.Thadeu Weber - 2016 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 15 (3):398-417.
O problema da fundamentação da moral e a ética feminista.Viviane Magalhães Pereira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36862.
O problema da responsabilidade moral na perspectiva de K.-0. Apel.Angelo Cenci - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):961-975.
Direito de equidade e direito de necessidade em Kant.Mateus Salvadori - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):67-88.

Analytics

Added to PP
2021-11-16

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

José Manuel Santos
Universidade da Beira Interior

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references