Authors
Abstract
O objetivo do presente trabalho é oferecer uma via de acesso ao pensamento de Eric Weil por meio de uma apresentação de alguns dos seus principais conceitos. Trata-se dos conceitos de atitude, categoria e retomada, elementos que constituem o léxico próprio do pensamento weiliano e cuja compreensão é capital para o enfrentamento de sua principal obra, a Lógica da filosofia. Oferece-se no presente artigo uma explanação introdutória sobre algumas das ferramentas conceituais fundamentais para a pesquisa na filosofia weiliana. Para tanto, dividiu-se o artigo em três seções. Na primeira, introduziu-se a discussão weiliana a respeito da filosofia e do seu outro, a violência, bem como de uma lógica da filosofia. Encerra-se essa etapa apresentando informações importantes sobre as categorias weilianas. Na segunda seção discute-se de modo mais detido as categorias e atitudes, sua dinâmica e a passagem entre elas. Diferenciam-se atitudes reais das atitudes puras, aquelas que geram as categorias. Na terceira seção, tratamos do conceito de retomada. Concluí-se essa seção com as categorias formais que esquematizam a lógica da filosofia e realizam a transição do formal para o concreto: sentido e sabedoria.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.15448/1984-6746.2020.3.37517
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 63,194
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

A Presença de Feuerbach Na Lógica da Filosofia de Eric Weil.Evanildo Costeski - 2015 - Revista Dialectus- Revista de Filosofia 6 (1).
Eric Weil E o Futuro da Filosofia.Judikael Castelo Branco - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36279.
Necessidade e liberdade na Ciência da Lógica.João Alberto Wohlfart - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):55-80.
Kant E a Quantidade Como Categoria Do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 17 (1).

Analytics

Added to PP index
2021-01-13

Total views
5 ( #1,170,587 of 2,448,309 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #450,727 of 2,448,309 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes