Conversas pragmatistas sobre comportamentalismo radical

Curitiba, PR, Brasil: CRV (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente livro é um projeto corajoso e desafiador, mas um projeto já bem sucedido, pois não é sempre que em nosso país um livro acadêmico deste tipo chegue a uma segunda edição. É corajoso por convidar o leitor para dialogar com os autores e com duas escolas importantes da filosofia e da psicologia que são em geral mal compreendidas. É desafiador tanto para os autores quanto para seus leitores, pois o behaviorismo radical de Skinner (ou seu comportamentalismo, como os autores preferem) e o pragmatismo americano têm sido alvos de críticas que desconhecem seus fundamentos. Aproximar as ideias de Skinner, atualizando-as, daquelas dos pragmatistas, principalmente Dewey, Mead e, mais recentemente, Rorty, presta um inestimável serviço para a filosofia e para a psicologia. O diálogo que este livro propõe aborda temas que parecem extrapolar o domínio do tipo de psicologia experimental cujos fundamentos Skinner lançou e explorou em sua longa carreira. Mas esses temas são também objeto das reflexões de Skinner, sendo que seu texto em que isso é mais flagrante é o livro Beyond Freedom and Dignity (traduzido no Brasil com o título de O mito da liberdade). Os temas relativos à organização da sociedade, da convivência humana em larga escala, os temas éticos e políticos, não estão fora do escopo das considerações de Skinner e dos pragmatistas sobre o comportamento e a ação humana em geral. E este livro nos convida a explorar também este rico universo de conceitos e questões. Ao aceitar o convite dos autores para este diálogo, o leitor vai lidar com ideias das quais a filosofia tem se ocupado desde sempre (e Aristoteles é lembrado pelos autores mais de uma vez), mas que têm sido tratados com muita timidez pela psicologia, temas como a identidade pessoal e a liberdade. Mas para entendermos bem o behaviorismo radical, devemos refletir também sobre esses assuntos. Luiz Henrique de Araújo Dutra UFSC/UnB/CNPq

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,853

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Quine y el pragmatismo clásico.Andrés Páez - 2010 - Discusiones Filosóficas 11:59-79.
Conversas com filósofos brasileiros.Marcos Nobre & José Márcio Rego - 2000 - São Paulo, SP, Brasil: Editora 34. Edited by José Márcio Rego & Miguel Reale.
Sobre el hacer humano: la posibilidad factiva.María José Franquet - 1996 - Anuario Filosófico 29 (55):553-572.
Émotions et Raison chez Descartes: L’Erreur de Damasio.Denis Kambouchner - 2010 - Pensando - Revista de Filosofia 1 (1):30.
Banalização da "Banalidade do Mal" de Hannah Arendt.José Francisco Lopes Xarão - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (15):296-314.
Émotions Et Raison Chez Descartes: L’erreur De Damasio.Denis Kambouchner - 2010 - Pensando: Revista de Filosofia 1 (1):30-51.
Verdade, interpretação e objetividade em Donald Davidson.José Maria Arruda - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):137-154.

Analytics

Added to PP
2022-10-21

Downloads
28 (#569,665)

6 months
11 (#237,876)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Carlos Eduardo Lopes
Universidade Estadual de Maringa

References found in this work

No references found.

Add more references