O engajamento existencial das personagens d’O conto da Ilha Desconhecida: diálogos entre José Saramago e Jean-Paul Sartre

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):185-214 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente estudo objetiva propor uma discussão em torno da literatura engajada, apontando contribuições estéticas e políticas, como um gesto intrínseco ao próprio fazer literário, relacionado ao engajamento intelectual dos escritores José Saramago e Jean-Paul Sartre. Salientamos o comprometimento histórico que os autores reimprimem em sua escrita. Para efeito de discussão, investigamos como se dá o engajamento existencial de duas personagens saramaguianas: o “homem do leme” e a “mulher da limpeza”, d’O Conto da Ilha Desconhecida. Levamos em consideração algumas indagações, a saber: Como se situa o escritor, enquanto sujeito social e artista? De que modo o engajamento que está na sociedade se transforma no texto literário? Como o engajamento existencial do autor e das personagens constitui um percurso libertário? Quando se perscruta a referida aproximação, temos o pressuposto de uma “vizinhança comunicante” na interlocução entre os campos literário e filosófico. A nossa principal hipótese é uma afirmação que possibilita outros questionamentos sobre a mesma obra literária: o conto é um projeto que se realiza na ação das personagens por meio da liberdade, necessária ao engajamento. Nesse sentido, os autores direcionam seus leitores ao pensamento crítico-reflexivo sobre si mesmo e sobre seu próprio contexto social. O embasamento teórico que fecunda o corpus de nosso trabalho consiste na recorrência a reflexões de autores como Antonio Candido, Alfredo Bosi, Arthur Danto, Franklin Leopoldo e Silva e Jean-Paul Sartre.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,923

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Cinismo em Aguafuertes Porteñas, de Roberto Arlt.Graziele Camilo da Costa - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):169-184.

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
1 (#1,910,345)

6 months
1 (#1,508,411)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references