Francisco Suárez acerca do consentimento e da obrigação política

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):376-401 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os intérpretes discordam quanto a origem que Francisco Suárez atribui a obrigação e a sujeição política. De acordo com alguns, Suárez, como outros contratualistas, acredita que é o consentimento dos indivíduos que causa a obrigação política; outros, porém, afirmam que para Suárez a obrigação política não deriva do consentimento dos indivíduos. Em respaldo a esta tese eles invocam a opinião de Suárez de que o poder político emana da cidade por meio de “decorrência natural.” Eu argumento que a análise de obras menos estudada de Suárez, como o De voto e o De iuramento, mostra que, para Suárez, o consentimento causa tanto a obrigação política da cidade e quanto a dos cidadãos. Além do mais, uma inspeção mais acurada da noção de causalidade por decorrência natural dentro da metafísica suareziana mostra que o que emana do corpo político não é, como sustentado, a sujeição e a obrigação política, mas sim o direito à autonomia da cidade. E visto que para Suárez a obrigação política se origina no consentimento, então não é errado considerá-lo um contratualista. *Texto traduzido por Bruno D’ambros.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,853

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Francisco Suárez y la tradición del contrato social.Daniel Schwartz Porzecanski - 2005 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 10:119-138.
Francisco Suárez y la tradición del contrato social.Daniel Schwartz Porzecanski - 2005 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 10:119-138.
Suárez, Francisco.Sydney Penner - 2015 - Internet Encyclopedia of Philosophy.
Mística y Política En El Discurso Femenino Contemporáneo.Emilia Bea - 2007 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 41:33-50.
Tratado acerca de los moriscos (Fragmentos), 1606.Pedro de Valencia - 2009 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez. Serie Iii 43:303 - 324.

Analytics

Added to PP
2018-04-25

Downloads
28 (#569,665)

6 months
13 (#194,827)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references