A indústria cultural e suas vicissitudes: entre o conceito e a realidade

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):691-710 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Eu busco neste artigo mostrar alguns aspectos relativos a diferentes pesquisas e reflexões que empreendi em anos recentes sobre o conceito de indústria cultural. A questão central é o pensamento de Theodor W. Adorno com especial atenção para a atualidade de sua dialética negativa. Minha intervenção acerca da atualidade do conceito de indústria cultural possui três passos argumentativos: o entrelaçamento entre racionalidade e dominação como a base de uma teoria da sociedade em Adorno; algumas mudanças no capitalismo contemporâneo e suas implicações para um conceito de indústria cultural no século XXI e; a posição da indústria cultural no contexto da Sociologia brasileira. O objetivo central do artigo, produzido na forma de ensaio, é enfatizar a atualidade da teoria crítica da sociedade de Theodor Adorno mediante argumentos específicos ao campo da Sociologia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,612

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Mimese, idiossincrasia e indústria cultural.Sara Juliana Pozzer Da Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32363.
A Ontologia da Semiformação em tempos de neoliberalismo.Bruno Pucci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):595-613.

Analytics

Added to PP
2018-11-17

Downloads
8 (#1,335,493)

6 months
8 (#507,683)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references