Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade

Curitiba: Editora Appris (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Fundado em 14 de janeiro de 1933 como remanescente das associações culturais criadas pelo movimento anarquista e anarco-sindicalista nas primeiras décadas do século XX, o Centro de Cultura Social de São Paulo tem por objetivo o aprimoramento intelectual, a prática pedagógica e os debates públicos. Nesse intuito, organiza palestras, cursos, seminários, filmes, peças teatrais, entre outros, além de manter um acervo de arquivo e biblioteca voltada principalmente para os estudos. Desenvolve formas de ação e formação de militantes e de livres pensadores, tendo sido comum a formação de diversos centros de cultura ou congêneres em meados do século XX. A obra Pedagogia, sujeitos e resistências é resultado de um seminário promovido pelo Centro de Cultura Social de São Paulo em Junho de 2009 com o propósito de discutir o funcionamento das verdades do poder e dos poderes da verdade que circundam as várias práticas políticas e pedagógicas na contemporaneidade. Nesse sentido, a obra em questão, como bem apresenta Silvio Gallo, é resultado do esforço intelectual de jovens pesquisadores que transformaram um encontro de estudos em matéria concreta e viva de resistência ao instituído em prol da liberdade de expressão e de criação de novos modos de vida. Esta coletânea de textos apresenta-se extremamente inovadora no que concerne a educação e a pedagogia porque apresenta o funcionamento de micropolíticas cotidianas capazes de mobilização-transformação do mesmo e da mesmidade político,pedagógica e educacional tão correntes nos dias de hoje.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Acerca de uma "pedagogia" da insubmissão.Carlos José Martins - 2013 - In Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.), Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade. Curitiba: Editora Appris.
Feudalismo acadêmico.Nildo Avelino - 2013 - In Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.), Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade. Curitiba: Editora Appris.
Anarquia, num encontro com Proudhon e Deleuze.Natalia Montebello - 2013 - In Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.), Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade. Curitiba: Editora Appris.
La mirada de Jesús sobre el poder.Rafael Aguirre - 2014 - Teología y Vida 55 (1):83-104.
Iglesia y poder en el "De ecclesiastica potestate" de Egidio Romano.Pedro Roche Arnas - 2007 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 24:141-153.
¿Existe en Zubiri una protopolítica?Germán Marquínez Argote - 1994 - Diálogo Filosófico 30:377-390.
Foucault: uma história crítica da verdade.Cesar Candiotto - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):65-78.

Analytics

Added to PP
2022-12-20

Downloads
8 (#1,299,968)

6 months
6 (#510,035)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references