Racismo e a constituição de um signo ideológico de resistência

Bakhtiniana (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

RESUMO Este artigo tem o objetivo de compreender a disseminação e a consolidação de um signo ideológico de resistência, a partir da análise de um enunciado verbo-visual, uma fotorreportagem publicada no jornal português Expresso. A matéria, por meio de uma série de fotografias e um breve texto, mostra uma manifestação ocorrida em Lisboa, em junho de 2020, contrária ao assassinato de George Floyd por policiais nos EUA. A Análise Dialógica do Discurso, advinda da obra de Mikhail Bakhtin e o Círculo, fundamenta teórica e metodologicamente o trabalho, mobilizando especialmente as noções de signo ideológico e relações dialógicas. A partir de uma das fotos, referida no título da reportagem, a análise levantou sentidos produzidos nos diversos diálogos axiológicos que ocorreram entre enunciados espacial e temporalmente distintos, com a utilização de palavras, imagens e gestos compartilhados por ocasião das manifestações de protesto. As cadeias dialógicas de enunciados mostram como se constitui um discurso de resistência ao racismo e outras desigualdades sociais, expresso em um signo ideológico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,612

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dobrar para desconhecer.Diane Sbardelotto - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):729-738.
Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?Paulo César Nodari & Sandra Krindges - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206.
Explicação Causal e Interpretação dos Signos segundo os Estóicos.Isabelle Kock - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 15 (2).

Analytics

Added to PP
2023-04-19

Downloads
10 (#395,257)

6 months
6 (#1,472,471)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references