Results for ' Leucipo'

4 found
Order:
  1.  34
    Leucipo, Demócrito e Kant: uma Reflexão sobre a Equivalência entre Ser e Não-Ser.Eberth Eleuterio dos Santos - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):71-94.
    De início, apresentaremos a tese de Demócrito e Leucipo, segundo a qual o ser não é mais que o não-ser, tendo como contraponto o pensamento eleata acerca da inexistência necessária do não-ser. Esta discussão nos remete à oposição entre o pleno e o vazio que será posteriormente traduzida na oposição entre o ser e o nada. Desse modo, a oposição entre o pleno e o vazio é uma oposição que se desloca para o ser e o não-ser. Em seguida, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Ensayos sobre los atomistas griegos.Angel J. Cappelletti - 1979 - Caracas: Sociedad Venezolana de Ciencias Humanas.
    Leucipo y los orígenes del atomismo griego.--La ética de Demócrito.--Escepticismo y atomismo en Metrodoro de Quíos.--Anaxarco de Abdera, la búsqueda de la felicidad.--Epicuro y la muerte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Física e Filosofia Antiga em Werner Heisenberg: apropriações do legado clássico por um físico do século XX.Anderson Cleiton Fernandes Leite & Samuel Simon - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:21-31.
    O objetivo deste artigo é analisar os usos que Werner Heisenberg fez da filosofia grega em sua obra. Pretende-se relacionar tais usos não apenas com a argumentação interna presente nos textos do físico alemão, mas também com o contexto histórico, conflitos e debates entre as diversas interpretações da teoria dos quanta durante a primeira metade do século XX. Faremos, inicialmente, uma apresentação geral da teoria quântica e da presença da filosofia na obra de Heisenberg e, em seguida, um estudo de (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  18
    Jônios e itálicos: antagonismo nos primórdios da filosofia grega.Rafael Estrela Canto - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):311-329.
    O tema deste artigo é o antagonismo entre duas “escolas” filosóficas que se desenvolveram a partir de princípios opostos: as “escolas” jônica e a itálica. Aquela desenvolveu-se desde Tales em Mileto, passando por Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Leucipo, Demócrito, Epicuro..., cuja filosofia se denomina materialista A segunda, de Parmênides, Zenão... até, principalmente, Sócrates, Platão e Aristóteles, cuja filosofia se chama idealista. O proposto é um esquema de releitura dessa história e uma problematização mínima das suas consequências. Verifica-se que desde a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark