Results for 'Fotografia. Informar. Ilustrar. Conceito. Ciência da Informação.'

1000+ found
Order:
  1.  7
    É possível uma distinção entre os conceitos de ilustrar e informar em fotografias?Claudia Bucceroni Guerra & Jairo André Marques Junior - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:416-426.
    Esta apresentação deriva do projeto de pesquisa “A dimensão Iconológica segundo Aby Warburg: uma proposta de descrição contextual de fotografias (2020 – 2022)” e tem como principal objetivo traçar caminhos para responder a uma questão que pode contribuir para o desenvolvimento de formas descritivas contextuais: É possível uma distinção entre os conceitos de ilustrar e informar em fotografias? A proposta do artigo é apresentar caminhos para definições desses importantes conceitos para a descrição de fotografias. Baseia-se na leitura de teóricos como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    problema da inteligência artificial aplicada às fotografias e o pensamento de Vilén Flusser.Claudia Bucceroni Guerra & Jairo André Marques Junior - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:82-93.
    Esta apresentação tem como objetivo iniciar a reflexão, no contexto teórico da Ciência da Informação, dos questionamentos que possam surgir e as possibilidades teóricas para responder tais questionamentos em relação à Inteligência Artificial aplicada à fotografia. A metodologia utilizada nesse estudo foi o levantamento bibliográfico sobre fotografia e IA nas áreas que dialogam de forma interdisciplinar com a Ciência da Informação, bem como o retorno às teorias de Vilén Flusser como aporte para possíveis interpretações favoráveis ao debate conceitual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de pesquisa. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    A influência de Raymond Williams para a construção do conceito de cultura na ciência da informação no Brasil.Ísis Trindade da Silva Cunha, Rafael Silva da Câmara & Leilah Santiago Bufrem - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):72-87.
    Análise diacrônica das contribuições históricas expressas nos artigos científicos de pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para o debate embasado em Raymond Williams no campo da Ciência da Informação, mais especificamente no interdomínio relacionado aos aspectos culturais. Apresenta a concepção adotada como fundamento do estudo, investigando a influência de Williams para as pesquisas sobre cultura na área. Identifica a produção científica dos agentes que constituem o grupo de pesquisadores de produtividade em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Interesse Sobre Fake News Pela Ciência da Informação.Willian Lima Melo, Marcos Aparecido Rodrigues do Prado & Taynara Cristina da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:611-633.
    É recente a evocação do termo de “fake news” em comunicações científicas da comunidade acadêmica brasileira inscrita na grande área de Ciências Sociais Aplicadas. Este artigo objetiva identificar a presença do conceito “fake news” em artigos científicos no domínio da grande área das Ciências Sociais Aplicadas por meio de levantamento na Base de Dados em Ciência da Informação. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, em que a perspectiva cientométrica foi utilizada para representação dos resultados. Apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Filosofia e Discurso na Ciência da Informação: tessitura de encontros.Solange Puntel Mostafa, Igor Soares Amorim & Lucília Maria Abrahão E. Sousa - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):6-19.
    Aborda o conceito filosófico de rizoma na teorização de Gilles Deleuze e Félix Guattari para desfazer mal entendidos na literatura recente de Ciência da Informação. Explana a dinâmica de criação conceitual na Filosofia e na Ciência, entendendo-as como movimentos entre o virtual e o atual. Em seguida aborda o deslizamento de planos entre Filosofia, Arte e Ciência para ser possível compreender a absorção do conceito filosófico de rizoma pela Ciência da Informação. Apresenta a organização e fluxo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    A potencialidade da imagem fotográfica como mediadora.Alzira Tude Sá - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):62-86.
    Este artigo discorre sobre as proposições do homem de ultrapassar o que lhe é visível, de apropriar-se da informação por meio da mediação de sujeitos e dispositivos, apontando para questões epistemológicas que nos séculos XX e XXI têm sido levantadas sobre a imagem fotográfica. Traz conceitos e teorias que, no campo da Ciência da Informação, voltadas para a mediação da informação e seus suportes, dentre eles a fotografia, são revistas por força de modalidades e novas práticas de comunicação possibilitadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Desenho da Informação Na Perspectiva da Ciência da Informação.Nivaldo Calixto Ribeiro & Sarah Rúbia de Oliveira Santos - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):132-141.
    A Ciência da Informação tem apresentado campos de estudo e modelos de compreensão variados. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o conceito de informação na perspectiva da Ciência da Informação. As contribuições teóricas dos autores Saracevic e Wood, Adkinson, Borko, Buckland e Rayward foram adotadas para trilhar a narrativa deste relato. A metodologia adotada é do tipo descritiva e bibliográfica, de abordagem dedutiva baseada em artigos científicos, relatórios técnicos, correspondências por e-mail, obituários, currículos entre outros documentos. Com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Ética e Teoria Das Representações Sociais: Uma Discussão a Partir da Ciência da Informação.Valdir Jose Morigi & Luis Fernando Herbert Massoni - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):73-85.
    Reflete sobre o uso acadêmico de informações produzidas pelos cidadãos em ambientes virtuais nas pesquisas de representações sociais. Aborda alguns aspectos éticos relacionados ao uso dessas informações, especialmente no âmbito da Ciência da Informação. Articula os conceitos de informação e representações sociais, de modo a evidenciar o papel das informações na construção das representações. Trata-se de um estudo bibliográfico, com base na literatura da Ciência da Informação. Alega que o uso dessas informações é uma prática ética, desde que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Breve Estudo Filosófico Sobre a Elaboração de Categorias Em Revisões da Literatura: A Perspectiva da Ciência da Informação.Roberto Unger - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):148-158.
    Descreve, baseado na literatura, o saber prático da elaboração das categorias na construção das revisões de literatura e introduz a prática de uma explanação do saber teórico, baseado na Filosofia, para a elaboração das categorias. A categorização é utilizada como meio para apontar a que classe determinado conceito pertence considerando que não é um procedimento natural mas um esforço intelectivo de compreensão relacionado à síntese como método cognitivo que reúne e integra estudos agrupando o conhecimento em categorias facilitando a sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de Gomez (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Os Sentidos da Dimensão Técnica: Abordagem Sobre a Competência Em Informação No Âmbito da Filosofia e da Ciência da Informação.Alexandre Pedro de Oliveira & Elizete Vieira Vitorino - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):40-65.
    Investiga a temática competência em informação sob a ótica da Filosofia e da Ciência da Informação. Tem como diretriz a seguinte indagação: como é possível abordar a competência em informação no âmbito da dimensão técnica por meio de um diálogo integrado entre a Filosofia e a Ciência da Informação? As respostas a esta pergunta norteadora, bem como as reflexões resultantes destas, baseiam-se numa investigação de natureza exploratória e bibliográfica, conduzida em artigos e livros nestas áreas do conhecimento. Trata (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    Mediação e sua interação multidisciplinar para a produção da informação.Cayo Madson Borges Silva de Oliveira, Filipe de Melo Torres, Olga Myllena Diniz Botelho Santana & Francisca Rosaline Leite Mota - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):70-85.
    Para o campo da Ciência da Informação (CI), é de grande relevância a discussão sobre o fluxo informacional, que é um objeto focal das pesquisas desenvolvidas nessa área. Por esse motivo, não são estudados apenas os meios e os conceitos, mas as relações que eles têm entre si e as suas mediações, sempre levando em consideração os processos que envolvem sua comunicação, usabilidade e acessibilidade pelo tecido social. Também, observam-se as distintas visões que envolvem a mediação tida na (...) da Informação e os diversos ramos do conhecimento, tais como a Comunicação, a Psicologia e a Ciência do Direito. Diante disso, este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica que visa conceituar a mediação da informação em áreas distintas e analisar a importância dessa atividade em cada segmento. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é de natureza aplicada, enquadrando-se nos objetivos exploratório e descritivo. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Uma abordagem matemática da informação: a teoria de Shannon e Weaver – possíveis leituras.Alzira Tude Sá - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):48-70.
    Este artigo busca analisar o conceito particular de informação ditado pela Teoria Matemática da Comunicação, rever a visão matematizada de Shannon e Weaver, tangenciando pelo tempo espiralado que antecede e vai desde a sua aparição nos idos de 1949, o seu “apagamento” por conta de outras teorias que lhe sucederam, seu retorno à cena pela via de estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores que se debruçam sobre questões que envolvem a informação, bem como a sua contribuição para a Ciência da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    Mediação via representação temática da informação.Gerson Moreira Ramos Junior & Meri Nadia Marques Gerlin - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):77-90.
    Objetivo: O presente artigo visa apresentar o processo de Representação Temática da Informação como via mediadora da informação. Intenta-se demonstrar confluências entre a pragmática biblioteconômica e os conceitos que fundamentam a Teoria do Agir Comunicativo, numa perspectiva de reorientação das ações de mediação da informação a partir da ação comunicativa orientada para o consenso linguístico para a superação da colonização do mundo da vida. Método: Construímos esse caminho por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando em bases de dados da área (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Estudos humanísticos da informação.Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Ana Gabriela Clipes Ferreira, Tirza Rodrigues & Nelson Salomão - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:387-405.
    Neste artigo apresenta-se a proposta de estudos humanísticos da informação, particularmente a partir das observações do filósofo holandês Harry Kunneman. Esse trabalho se inicia com a investigação e a discussão da noção hegemônica do que é Informação dentro da Ciência da Informação, vinculada a sua origem funcionalista. Nesta discussão cabe destacar na demarcação do conceito de informação a teoria matemática da comunicação e das teorias de sistemas. As limitações das abordagens funcionalistas da Informação tem como resposta a busca e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Contribuições Habermasianas Para Uma Ética Intercultural da Informação: Aproximações.Jorge Atilio Silva Iulianelli - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):29-41.
    Este artigo é uma reflexão sobre contribuições habermasianas à ética da informação. A questão da ética da informação continua a ser problemática. Ela deve ser coordenada desde que paradigma de relações interculturais? O caráter eurocêntrico das ciências da informação tem sido problematizado, sobretudo em relação aos regimes de verdade que se produzem na ciência e na tecnologia. O que significa a produção de conhecimento e a troca de saberes de caráter emacipatório para a ciência da informação? Embora essa (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Materialidade Simondoniana e a Questão da Informação.Solange Puntel Mostafa & Igor Soares Amorim - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):27-45.
    A noção de informação cristalizou-se na área sob uma perspectiva da Teoria Matemática da Informação, sob o enfoque da comunicação, todavia, essa não é a única semântica possível. Gilbert Simondon utiliza o conceito de informação como elemento envolvido no processo de individuação. Em diálogo com a filosofia de Deleuze e as contribuições do pesquisador Faucher este ensaio explora a ontologia de Simondon a fim que recolocar o conceito de informação à Ciência da Informação. Para Simondon não há indivíduo físico, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Maravilhoso informacional: crítica da filosofia da informação sob uma reflexão hermenêutica entre Medievo e Modernidade.Gustavo Silva Saldanha - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):20-42.
    O objetivo deste estudo é discutir as questões inerentes aos conceitos de informação e conhecimento a partir de uma epistemologia histórica. A análise a partir de um olhar comparado entre os séculos XIII e XX contribui para o esclarecimento crítico da elaboração de tais conceitos e seu uso. Ambos os períodos refletem momentos de profundas transformações sociais orientadas no estatuto epistemológico das instituições de ensino e de pesquisa. Propomos como metodologia um estudo hermenêutico das noções de informação e conhecimento, junto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Pressupostos da competência crítica em informação e fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas.Meri Nadia Marques Gerlin, Denise Bacellar Nunes & Ana Claudia Borges Campos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:207-221.
    O presente estudo pretende dialogar sobre o conceito contemporâneo da informação como veículo democrático. A informação na contemporaneidade tem sido banalizada, haja vista que ela é um instrumento de poder já que tem a capacidade de se comunicar com o seu meio e, ao mesmo tempo, é usada como estratégia de dominação. A democracia, governo de muitos, busca integrar interesse de todos na tentativa de criar um ambiente equânime de tomada de decisões. De um lado temos a informação e todas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Rizoma e a Figura Do Livro Na Informação Virtual e Desmaterializada.Richele Grenge Vignoli, Silvana Drumond Monteiro & Mariana Rodrigues Gomes de Mello - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):145-164.
    O rizoma é a proposta de um pensamento filosófico aplicado à informação virtual e, ao mesmo tempo, as realidades não contempladas na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento na desmaterialização de seu objeto. a pesquisa visa discutir a informação desmaterializada sob o conceito filosófico do rizoma e seus princípios na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento, assim, como a figura do livro. A discussão é perpetuada em aspectos críticos em que a Ciência da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Documentação no Brasil.Giane da Paz Ferreira Silva, Marcos Galindo & Murilo Artur Araújo da Silveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):223-245.
    Esse estudo apresenta os conceitos de documento e documentação propostos por Paul Otlet (1868-1944) presentes no âmbito da Revista do Serviço Público (RSP). Publicada desde 1937, a RSP contempla artigos nas áreas de Administração e Gestão pública, Políticas públicas e Economia do setor público, sendo considerada um importante veículo de informação no Brasil, contemporâneo ao período de efervescência do pensamento de Otlet. A pesquisa consiste numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com análise documental da RSP no período entre 1951 e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    A biblioteconomia brasileira na década de 1980: um olhar discursivo a partir dos artigos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília.Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Gabriela Batista da Silva & Rita de Cássia Gomes de Oliveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):178-198.
    Os discursos da Biblioteconomia brasileira são objeto de estudo desta pesquisa, que se concentrou nos artigos publicados durante a década de 1980 na Revista de Biblioteconomia de Brasília. Essa revista, cujo primeiro número foi publicado em 1973, encerrou suas atividades em 2001 e teve como foco as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e afins. Com a intenção de discutir sobre dois conceitos centrais da Biblioteconomia - o de biblioteca e o de bibliotecário - analisamos as produções que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade.Laís Lupim Santos Gomes, Gleice Pereira & Lucileide Andrade de Lima do Nascimento - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):165-180.
    Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    Jogos de linguagem e neodocumentalismo.Sergio de Castro Martins - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6935.
    O presente artigo visa estabelecer relações entre a teoria do Neodocumentalismo da Ciência da Informação e alguns aspectos expostos nos sistemas filosóficos da Filosofia de Ludwig Wittgenstein, sobretudo da sua segunda fase, tal como exposto em sua obra Investigações Filosóficas. Neste sentido, pretende-se estabelecer relações convergentes entre o conceito de jogos de linguagem e os aspectos relativos ao documento como instrumento de veiculação de informação, ordenação e prática social. Após uma introdução do tema, serão apresentados os conceitos e configurações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Informação e Ideologia: Diálogos Filosóficos No Âmbito Do Proselitismo Informacional.Jonathas Luiz Carvalho Silva - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):72-89.
    Aborda relações entre informação e ideologia no âmbito do conceito de proselitismo informacional. A seguinte pergunta é formulada como ponto partida: como se constitui conceitualmente o proselitismo informacional considerando suas características e perspectivas de ação? O objetivo do estudo é discutir sobre as relações entre os conceitos de informação e ideologia nos meandros da construção filosófica em Marx, Mannheim, Thompson e Bakhtin, com o intuito de compreender a fundamentação analítico-conceitual do proselitismo informacional. A metodologia foi construída no contexto da pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    Armas teóricas e políticas.Leilah Santiago Bufrem - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:459-480.
    Considera a produção científica brasileira da Ciência da Informação (CI), de pesquisadores institucionalmente reconhecidos da área, para realçar movimentos de transformação e influências intelectuais sobre o quadro teórico por eles construído. Questiona os conceitos de pós-modernidade e pós-modernismo no contexto destas produções, analisando criticamente a produção científica periódica, indexada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua existência. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A competência em informação no enfrentamento ao plágio no ambiente acadêmico.Jussara Borges, Helena Harthmann & Susane Barros - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6921.
    Este artigo discute a competência em informação frente ao plágio no meio acadêmico. Reflete sobre as causas do plágio, como o pouco incentivo para que estudantes produzam conteúdos autorais e a ausência de políticas institucionais que orientem tais produções. Como resposta a este contexto, o artigo sugere uma educação para a autoria a partir da competência em informação. A competência em informação, entre outros, promove uma relação saudável entre as pessoas e o universo informacional. Assim, o objetivo é discutir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Um olhar sobre Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação.Isa Maria Freire & Tiago José da Silva - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):133-164.
    Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da informação a partir dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da informação, de dados da Plataforma Lattes e da literatura indexada na Base de Dados da Ciência da informação. Identifica o coletivo de pesquisadores que dão continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Destaca, na temática abordada, um grupo que consegue produzir mais que a maioria dos demais pesquisadores. Pesquisadores com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Pós-modernidade, complexidade e suas nuances na ciência da informação.Antonio Gouveia de Sousa, Tâmela Costa, Noemi Andreza da Penha, Michel Batista da Silva, Jetur Lima de Castro & Marta Lígia Pomim Valentim - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):65-81.
    Os registros históricos humanos sofreram transformações à medida em que evoluíam as tecnologias. Quanto maior a evolução tecnológica, mais informações puderam ser disseminadas. O objetivo desta pesquisa é discutir as possíveis similaridades entre a Ciência da Informação e as nuances pós-modernas. Como procedimentos metodológicos apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. O estudo possibilitou a confirmação dos elementos relacionais para uma compreensão dialógica entre a pós-modernidade, a complexidade e a Ciência da Informação. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  10
    Fotografia como dispositivo da Memória Institucional.Carla Beatriz Marques Felipe & Fabio Assis Pinho - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):89-101.
    Este trabalho aborda a questão da fotografia como dispositivo para a memória institucional e, dessa forma, apresenta conceitos do que vem a ser memória e memória institucional. Nesse sentido, a pesquisa descreve a fotografia como documento, em consequência, explica a importância e a relação da fotografia como um dispositivo para a memória. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e o levantamento bibliográfico foi realizado na base BRAPCI, com o objetivo geral de demonstrar a fotografia como um dispositivo para a memória institucional. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    O Senso Comum de Informação: Questões Oportunas.Marcos Gonzalez - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 1 (2):69-93.
    Problematizamos o conceito de informação, sob a perspectiva da Linguística Sociocognitiva, em especial da teoria da metáfora conceptual e da teoria dos frames semânticos, a fim de verificar se a terminologia predominante da Ciência da Informação (CI) é próxima do “senso comum”, como querem alguns autores da área. De fato, pudemos descrever o esquema cognitivo em que o conceito de informação é produtivo. Identificamos um componente da metáfora do canal, a metáfora INFORMAÇÃO É CONTEÚDO, capaz de confirmar a suspeita (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    O olhar teórico sobre as fontes de informação e o universo literário e biográfico de Clarice Lispector.Sanielly Ianar Alves Lima & Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):145-164.
    As fontes de informação são instrumentos que potencializam o conhecimento. Assim, este artigo aborda o universo teórico das fontes de informação no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Apresenta conceitos e as tipologias informacionais, suas características e o seu papel social, especificamente a biografia. Estabelece a correlação entre o estudo das fontes de informação e a literatura de Clarice Lispector, descrevendo o caráter literário e biográfico de sua obra. Expõe os apontamentos da crítica literária quanto à obra clariceana (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    A Ética da Informação Nos Programas de Pós-Graduação Em Ciência da Informação No Brasil: Uma Análise.Vinícius Cerva de Moraes & Jackson da Silva Medeiros - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):27-43.
    Objetiva verificar como está caracterizada a Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil por meio dos projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas citados que possam estar abordando a área. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
    O autor responde às críticas feitas a sua proposta de que a Filosofia da Information (FI) deveria substituir a Epistemologia Social como uma disciplina filosófica que melhor atende os fundamentos conceituais para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Sugere que a crise de identidade por que tem passado a BCI é oresultado natural de uma busca justificada mas ociosa por uma parceria filosófica que emergiu só recentemente: nomeadamente, FI. O desenvolvimento da BCI não deveria depender de uma teoria (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Informação no ‘mundo 3’ de popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação.José Claudio Matos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:463-481.
    Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da (...) da informação. Apresenta uma interpretação do ‘mundo 3’, em sintonia com os fundamentos da ciência da informação, com base no exame das evidências encontradas nas obras do próprio Popper. Trabalhos de autores da ciência da informação que se referem às teorias de Popper são discutidos, a fim de fundamentar a linha interpretativa do argumento. Conclui-se por uma identificação entre o ‘mundo 3’ de Popper e a cultura humana. Disto resulta a noção de um processo evolutivo da informação, no qual a ciência da informação desempenha um papel relevante. Nesta imagem, a ciência da informação teria a função de moldar o ambiente, substituindo a informação desordenada pela informação cultivada e criada para interesses produtivos humanos. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Habermas e a ciência da informação no Brasil.Leilah Santiago Bufrem - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:238-268.
    Ao reconhecer a influência do filósofo alemão Jürgen Habermas na área de Ciência da Informação, esta pesquisa questiona especificamente como ela se verifica e se caracteriza na produção científica dos pesquisadores Bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o objetivo de destacar as influências do pensador sobre estes pesquisadores em artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), o estudo realiza o mapeamento da produção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    As Cores Em Wittgenstein: Da Fenomenologia Aos Jogos de Linguagens e a Fotografia Digital.Claudia Bucceroni Guerra - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):66-79.
    Ludwig Wittgenstein apreciava as cores a ponto de utiliza-las para ilustrar o poder das proposições e seus limites, bem como criando jogos de linguagem relacionados às cores. A complexidade das proposições relacionadas às cores possibilita pensar a subjetividade de reprodução em meio digital das cores. COLORS IN WITTGENSTEIN: FROM PHENOMENOLOGY TO THE LANGUAGES GAMES AND THEDIGITAL PHOTOGRAPHYAbstractLudwig Wittgenstein liked the colors as to use them to illustrate the power of propositions and their limits, and creating language games related to colors. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Diálogos entre a informatika e a ciência da informação.Mariana Rodrigues Gomes de Mello & Daniel Martínez-Ávila - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):61-76.
    De um lado a Ciência da Informação foi se consolidando no eixo occidental, a partir década de 1960, expandindo sua influência inteletual em países da America Latina, substuindo uma tradição francesa-europeia de Documentação, e como meio de controle ideológico e da informação; do outro surge uma proposta reativa do eixo comunista, a Informatika. Posto isto, pretende-se neste ensaio criar lugar pra reflexão acerca de alguns pontos em que a Informatika influenciou a Ciência da Informação ocidental, mais precisamente a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Tecnologia da informação e comunicação na pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.Valber Hermínio Caetano, Isaac Rozas Rios, Júlio Afonso Neto Sá de Pinho & Edna Gomes Pinheiro - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):181-199.
    Busca identificar as produções acadêmicas dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba que possuem eixos temáticos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, a fim de subsidiar a inquietação que originou a questão norteadora da pesquisa, a saber: Existe interesse dos pesquisadores da CI em discutir criticamente acerca da fundamentação, consistência e qualidade das informações produzidas e compartilhadas perante o alto índice de produção e disseminação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    A Presença Dos Autores Das Ciências Sociais e Humanas No Campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.Gabrielle Francinne de S. C. Tanus & Amanda Ingrid Silva de Aguiar - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):22-39.
    Apresenta uma análise preliminar das manifestações dos autores das Ciências Sociais e Humanas dentro do campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação (B & C.I.), por meio do método bibliométrico e análise de citação. Com o objetivo de descortinar quais teóricos são convocados para a construção do conhecimento na produção científica dos campos supracitados, realizou-se uma pesquisa exploratória com vistas ao levantamento dos autores das Ciências Sociais e Humanas e, posteriormente, a verificação da ocorrência deles na produção indexada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Desempacotando o Paradigma Físico da Ciência da Informação.Geni Chaves Fernandes - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):127-146.
    A organização da Ciência da Informação por paradigmas (físico, cognitivo e social), realizado por Rafael Capurro, respondia às demandas de unificação do campo por banimento de concepções que proliferaram no campo a partir dos anos 1980. Acalmado o receio de fragmentação, pode-se retomar as concepções que inauguraram a Ciência da Informação, examinando alguns de seus diferenciais, que correm o risco de ficar ocultados sob o termo “paradigma físico”. Na retomada de reconhecidos teóricos, historiadores e epistemólogos do campo nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Influências teóricas de Jürgen Habermas na ciência da informação indexada na BRAPCI.Rene Faustino Gabriel Junior, Leilah Santiago Bufrem & Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):6-23.
    Parte do reconhecimento do filósofo alemão Jürgen Habermas, pertencente à segunda geração de Escola de Frankfurt, participante da tradição da teoria crítica e do pragmatismo, considerando sua importância não só nos estudos de informação, como em outros domínios. Tem como objetivo assinalar sua presença material via base de dados BRAPCI a fim de mapear em uma série de pesquisas, as influências das reflexões deste filósofo. Para este fim, nesta fase, utiliza a metodologia dos Estudos Métricos da Informação com análises dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Uma nova ciência para um novo mundo. – O projeto da Grande Restauração por meio de suas imagens.Manzo Silvia - 2015 - Revista Sképsis 8 (12).
    Os escritos de Francis Bacon dedicados à filosofia abundam em imagens, metáforas, comparações e alegorias destinadas a ilustrar e apresentar com eloquência suas ideias. Solidamente formado na cultura humanista de seu tempo, Bacon adotou com destreza os recursos da retórica e nutriu-se de um amplo espectro da literatura clássica greco-latina, assim como também dos escritos bíblicos. Em especial, a mitologia clássica (a que dedicou seu De sapientia veterum (1609) - Da sabedoria dos antigos) foi um de seus recursos predilteos na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  6
    A Escola de Frankfurt e a Ciência da Informação.Anderson Victor Barbosa Cavalcante, Leilah Santiago Bufrem & Gisele Rocha Côrtes - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):40-60.
    Analisa a influência do pensamento da “Escola de Frankfurt” na Ciência da Informação. Realiza estudo descritivo, de caráter epistemológico, subsidiado pela hermenêutica habermasiana. Apresenta interlocuções da “Teoria Crítica” de Frankfurt no campo das ciências sociais, notadamente, no contexto da Ciência da informação, por meio dos estudos e pesquisas publicados junto ao campo, na contemporaneidade. Dimensiona os pensadores frankfurtianos mais referenciados no campo da informação, com base no cenário contemporâneo do conhecimento no campo. Destaca as articulações dos constructos frankfurtianos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Sobre a temática "Responsabilidade social" na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci.Isa Maria Freire - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):59-76.
    Apresenta resultados de pesquisa sobre emergência de produção científica publicada em periódicos sobre a temática no campo da Ciência da Informação, no Brasil. Discorre sobre o contexto teórico das ciências sociais e o modelo de rede conceitual proposto por Wersig (1993) para a Ciência da Informação. Relata o processo de pesquisa, que adotou o método indiciário e o brauseio como instrumentos para a identificação dos indícios de produção sobre a temática na literatura indexada pela Base de Dados Referencial (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC.Fábio Rodrigo Fernandes Araújo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:356-370.
    Na história educacional, em particular nos PCNS (1997), a ética adquire o status de tema transversal para uma educação básica de qualidade, quando são inseridos os conceitos de justiça, dialogo, afetos e emoções, reciprocidade, diálogo e racionalidade enquanto conteúdos comuns para as práticas pedagógicas e para os conhecimentos específicos das disciplinas. Na BNCC, a referência exata a esse conceito se faz nas competências gerais 6, 7, 9 e 10, como também, na menção do termo formação que está presente na introdução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000