Results for 'bruxa'

12 found
Order:
  1.  5
    Bruxas y Sus Herederas.Paula Garay González - 2024 - Eikasia Revista de Filosofía 121:77-100.
    La figura de la bruxa, desde su origen histórico como depositaria de saberes y prácticas tradicionales hasta su revitalización en el movimiento neorrural contemporáneo, representa un enclave de gran significación cultural y un ejemplo paradigmático de la feminidad. Este artículo analiza la tríada cíclica y transformativa tierra-vida-muerte como punto interseccional en el que se sitúa la bruxa en la ruralidad. A través de entrevistas con mujeres (neor)rurales que se identifican con esta figura, desvelamos su importante labor social y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    A Bruxa Metapsicologia e seus Destinos.Guilherme Almeida de Lima - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Investigar a substância epistemológica da psicanálise pressupõe o atravessamento de um conjunto de autores que navegam por essas marés, e que nos convidam a nós leitores a desbravar os mares agitados e taciturnos da jornada psicanalítica. A aventura sobre a qual o leitor é convidado a atravessar em psicanálise certamente é bordeada por um percurso incerto, arriscado, e naturalmente angustiante. No entanto, vez ou outra, as circunstâncias do Real fazem emergir alguns personagens que tornam essa jornada mais fluida e encorajadora, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    De fada Morgana à bruxa Morgana – as transformações sofridas por esta personagem arturiana ao longo de oito séculos e seu resgate literário recente.Yls Rabelo Câmara & Carlos Sanz Mingo - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):82.
    Este número da Revista Diálogos debate o tema da consolidação dos estudos acerca da Idade Média. Assim, neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico da personagem Morgana na lenda arturiana, de suas origens medievais a seu resgate literário oitocentos anos depois de que fora literariamente citada pela primeira vez. Baseamos nossas considerações em teóricos como Câmara, Carver e Kopřivová. Concluímos que este é um estudo válido porque dialoga com a História e com a Literatura no que tange ao reflexo de Morgana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  44
    A ontologia espinosista de Deleuze: univocidade, imanência, diferença.Mariana de Toledo Barbosa - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Na filosofia de Gilles Deleuze, há uma ontologia, que é apresentada por meio da tese da univocidade do ser. Na história da filosofia ocidental, Deleuze destaca três momentos da univocidade do ser: com Duns Scot, o ser é pensado como unívoco ; com Espinosa, o ser é afirmado como unívoco ; com Nietzsche, o ser é realizado como unívoco. Em todo caso, a univocidade é uma alternativa à analogia, e a principal discordância entre essas duas teses é que a analogia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  7
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse artigo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    La caccia alle streghe.Silvio Silvi - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):59-77.
    Resumo: Entre 1450 e 1750, na Europa e nas suas colônias, milhares de mulheres, mas não só, foram processadas pelo crime de bruxaria. A acusação se baseava em fofocas difundidas e muitas vezes acreditadas pela “má fama” dos acusados. Seria redutivo atribuir toda a responsabilidade a um complexo de crenças fruto de uma desordem mental generalizada. A caça às bruxas foi uma combinação de intervenções precisas e racionalizadas que objetivavam construir o espectro do monstro demoníaco. O tribunal inquisitório, formalmente obstinado, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Fanatismo.Roberto D'arte - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    O início da terceira década do século 21, tão marcado pela globalização tecnológica e virtualização das relações humanas, ainda mantém fortes laços com o obscurantismo religioso da Idade Média. Com outra roupagem, o fanatismo de muitos cristãos das mais variadas igrejas eterniza sentimentos e ações que acreditávamos superados há séculos. A intolerância religiosa, normalmente carregada de outras tantas intolerâncias na pauta moral, revela com clareza que a caça às bruxas nos tempos da chamada Santa Inquisição foi atualizada com sucesso. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Aborto: da demonização da mulher na Idade Média à criminalização no ordenamento jurídico contempor'neo.Carla Letícia Domingues - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    O presente trabalho pretende demonstrar o papel da mulher no contexto da acumulação primitiva, com ênfase na transição do sistema feudal para o sistema capitalista, situando a vida sexual e reprodutiva da mulher como objetos do mecanismo de controle do Estado e da Igreja para alcance de seus interesses e perpetuação de seu poder. Analisamos o fenômeno da caça às bruxas dentro da obra Calibã e a Bruxa (2004), de Silvia Federici, pautando a questão da criminalização do aborto na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Lótman continua a surpreender: revoluções e emoções coletivas.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):170-191.
    Resumo Entre 1988 e 1993, Iúri M. Lótman formulou algumas proposições sobre “a voz da massa anônima”: uma voz coletiva que, em certas situacões ligadas a crises de caráter cultural, é portadora de paixões violentas que podem produzir interferências profundas no curso da história. Em seus últimos trabalhos, o semioticista russo postulou, diante disso, a noção de uma semiótica das emoções como objeto de estudo para entender a dinâmica cultural, em especial de períodos tidos como revolucionários ou de transição, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    Literatura e gênero: vetores para a formação do leitor.Cecil Jeanine Albert Zinani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):145-154.
    O mágico de Oz, obra de L. Frank Baum, muito embora tenha sido escrita no fim do século XIX, permanece atuando sobre o imaginário infantil cem anos depois. Centrado na personagem feminina, o texto não só desconstrói os estereótipos do conto de fadas tradicional, ao relativizar o papel da bruxa, que pode ser boa ou má, como também garante o estatuto de herói para uma personagem infantil do gênero feminino. Nessa perspectiva, este trabalho pretende discutir qual é a representação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Literatura e gênero: vetores para a formação do autor.Albert Zinani & Cecil Jeanine - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave: : Keywords: The wizard of Oz . Genre. Child reader. The wizard of Oz , by L. Frank Braum, in despite of having been written in the late XIX century, remains performing an important role in the children imaginary after a hundred years. Centered on the feminine character the text deconstruct traditional fairy tells stereotypes when relativizes the witch role, which can be good or bad, and also guarantees a hero status to a female child book character. In (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark