8 found

View year:

  1.  10
    A reflexão enquanto atividade lúdica no Ensino de Filosofia: im relato de experiência a partir de A Náusea de Sartre.Maurilio Gadelha Aires - 2017 - Dialektiké 2 (5):21-32.
    Entender a reflexão enquanto um exercício lúdico é compreender que o pensamento pode voltar-se para ele mesmo com o intuito de jogar com as suas próprias possibilidades. A reflexão filosófica pode ser vista sob a perspectiva do lúdico uma vez que o pensamento está cheio de um jogo de ideias que suscita uma superação constante, um ir além, um querer ver até aonde pode levar. O homem vai fazendo experiências com o próprio modo de pensar. O esforço em experienciar outras (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    A filosofia orientada a objetos de Graham Harman.André Roberto Tonussi Arnaut - 2017 - Dialektiké 2 (5):5-20.
    Este artigo procura apresentar a filosofia orientada a objetos de Graham Harman, filósofo pertencente ao movimento do Realismo Especulativo, movimento esse que vem tendo uma crescente influência no cenário atual da filosofia continental. A filosofia de Harman, ao procurar pensar para além do acesso humano às coisas, predominante no pensamento filosófico desde Kant, pode colocar em xeque nossas noções sobre o que seria a filosofia. Para Harman, as filosofias do acesso pensam os objetos como profundos demais, ao passo que as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    A relev'ncia da educação em direitos humanos na formação do cidadão: Uma proposta Kantiana para o respeito à dignidade humana.Alexandre Medeiros de Araújo, Antônio Patric Araújo & Willyam Firme Carvalho - 2017 - Dialektiké 2 (5):33-41.
    Este trabalho tem como objetivo levantar uma discussão sobre o atual cenário de intolerância e desrespeito aos direitos humanos, sobretudo, no Brasil, identificando as causas da sua gênese na falta de compreensão, e consequentemente, falta de interesse, por parte da sociedade, na realização dos princípios que fundamentam tais direitos, tais como o da “dignidade humana”, da “liberdade” e o da “autonomia da vontade”. A pesquisa parte da hipótese de que a não compreensão acerca do sentido desses princípios pode ser vista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Três perspectivas para uma reflexão sobre a ética e a técnica, de Gilbert Simondon.Rone Eleandro Santos - 2017 - Dialektiké 2 (5):42-50.
    Tradução do artigo Trois perspectives pour une réflexion sur l’éthique et la technique, de Gilbert Simondon, disponível em: SIMONDON, Gilbert. Sur la technique. Paris: PUF, 2014.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Do corpo como res extensa de Descartes ao corpo próprio de Merleau-Ponty.Jose Roberto Gomes & Iraquitan de Oliveira Caminha - 2017 - Dialektiké 1 (4):15-28.
    Este artigo pretende apresentar o percurso que Merleau-Ponty desenvolveu para mostrar a compreensão do corpo como sendo aquele que experimenta sua própria existência e tem consciência de que está no mundo; consciência não como ideia, mas como vivência para o próprio sujeito. O corpo é considerado em sua totalidade. Nosso ponto de partida é a filosofia de Descartes, que diferencia coisa pensante, res cogitans, e coisa material, res extensa. A crítica que Merleau-Ponty faz em relação a Descartes não tem a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    En VII 1 e EE I 6- Uma análise dos métodos.Mariane Oliveira - 2017 - Dialektiké 1 (4):29-52.
    O presente artigo visa defender a tese de que há dois tipos diferentes de métodos nas éticas de Aristóteles. Costumeiramente, as prescrições metodológicas de EN VII 1 e EE I 6 são vistas como complementares, fazendo parte de um mesmo método que fora descrito por Barnes como o “método dos endoxa”. Esse método, claramente presente na prescrição da EN, consiste em estabelecer os phainomena, percorrer as aporias e provar o que for possível das opiniões reputadas. Contudo, o método que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Movimento e metamorfose erótica: Considerações sobre a katábasis em alceste e ascese no banquete.Rummenigge Santos da Silva - 2017 - Dialektiké 1 (4):53-65.
    O artigo se propõe a uma análise do movimento erótico de katábasis e ascensão na Alceste de Eurípides e no Banquete platônico, tomando por referência a personagem homônima do drama euripidiano e a sacerdotisa do encômio platônico. Primeiramente, na introdução, deverão ser expostos alguns conceitos pertinentes ao tema abordado. Estes conceitos são os de katábasis, metamórphosis, mýesis e teleté, e theoría. O objetivo deste primeiro momento consiste em melhor conduzir o leitor, através dos conceitos, para uma compreensão mais aprofundada da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    A possibilidade do novo: o conceito de natalidade em Hannah Arendt.Joelson Pereira Sousa & Fabíola Gangá - 2017 - Dialektiké 1 (4):5-14.
    O presente estudo pretende apresentar a noção de natalidade a partir da obra A condição humana de Hannah Arendt, pensadora que se debruçou sobre as questões mais complexas da contemporaneidade especialmente na abordagem da política. Com a noção de natalidade Arendt procura retratar a relação do ser humano com o seu nascimento, é a partir deste conceito que ela observa no prolongamento de uma vida a possibilidade sempre atual do novo. Novas transformações ocorreriam mediante o surgimento de uma nova vida, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues