Year:

  1.  4
    Memória E Gênero.Edileuza De Sarges Almeida & Clarice Nascimento de Melo - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):11.
    Este artigo intenciona somar na problematização e na discussão teórica sobre os processos e práticas de educação de mulheres em cursos de graduação considerados historicamente como masculinos. Situa o problema da pesquisa por meio da apresentação do lócus da pesquisa, da criação e da especificidade dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica do Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará. Apresenta a articulação entre o conceito de gênero e o de memória, este último articulado à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Políticas de Educação Na Comunidade Dos Países de Língua Portuguesa.Pedro Bastos de Souza & Álvaro Reinaldo De Souza - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):209.
    A promoção da educação para os povos que integram a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - é fundamental para o exercício dos direitos de cidadania e consequente desenvolvimento econômico da comunidade. Integração, cooperação solidária e multilateralismo aparecem como vetores basilares no fomento de políticas de educação no universo da CPLP. O presente estudo tem como objeto traçar um panorama do atual estágio de promoção das políticas públicas na área educacional no âmbito dos Países Africanos de Língua Oficial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    O Projeto Educacional de Raul Rodrigues Gomes (1889-1975).Vanessa Goes Da Silva & Oriomar Skalinski Junior - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):87.
    Este artigo tem como objetivo discutir o projeto educacional expresso por Raul Rodrigues Gomes sob a forma de três teses – intituladas Conscripção Escolar, Plano de Desanalphabetização e Missões Escolares – levadas à I Conferência Nacional de Educação, realizada em 1927 na cidade de Curitiba. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, na qual são tomadas como fontes as três referidas teses. Empregam-se como categorias de análise conceitos de Antonio Gramsci, notadamente, os de sociedades civil e política, de bloco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Rastros de Memórias Das Práticas Disciplinares Instituídas No Colégio Pedro II.Tatyana Marques De Macedo Cardoso & Claudia Maria Costa Alves de Oliveira - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):29.
    O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas disciplinares instituídas aos discentes do Colégio Pedro II, no período em que essa instituição modelar de ensino foi fundada. Será utilizado, para essa pesquisa, o primeiro livro de ocorrência disciplinar, datado de 1858, finalizando em 1859. Pretendemos responder a seguinte questão: de que maneira a disciplina imposta no Colégio Pedro II estava de acordo com a normatização de condutas que deveriam ser seguidas como regras para a boa convivência no ambiente escolar? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    O Diálogo Em Paulo Freire.Ernesto Ferreira Galli & Fabiana Marini Braga - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):161.
    Este artigo apresenta a pesquisa bibliográfica de duas obras de Paulo Freire, a "Pedagogia do Oprimido" e a "Pedagogia da Esperança", referentes à análise e comparação do conceito de diálogo, tendo em vista os diferentes contextos históricos que permearam a vida do autor. Para tanto, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, utilizando como critério os seguintes descritores: "dial" e "diál". Os resultados revelaram que o conceito de diálogo sofre alterações de uma obra para outra, avançando em sua perspectiva e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    História da Implantação da Escola Rural de Xaxim (1952-1961) No Contexto da Escolarização Do Oeste Paranaense.Francielle Aparecida Garuti de Andrade & Cézar De Alencar Arnaut de Toledo - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):47.
    O objeto desta pesquisa é a Escola de Xaxim, uma instituição escolar rural, criada no ano de 1952, no Povoado de Xaxim, área rural de Toledo, no oeste paranaense. A escola foi criada mediante um acordo celebrado entre o estado do Paraná e o Governo Municipal de Foz do Iguaçu, Comarca de Toledo, e visava atender aos filhos dos trabalhadores que residiam naquela localidade. Trata-se de um estudo histórico e documental sobre a implantação da escola. A pesquisa está situada no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    O Uso Dos Jornais Religiosos Como Fonte Para a História da Educação.Adriana Duarte Leon - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):69.
    O objetivo deste trabalho é apresentar algumas possibilidades de contribuição da imprensa religiosa como fonte para os estudos na área de história da educação. A fim de desenvolver tal argumento, analisaremos três jornais católicos que circularam no Rio Grande do Sul, no início do século XX: o jornal “EstrelladoSul”, produzido pela arquidiocese de Porto Alegre; o jornal “StaffettaRio-grandense”, produzido pela ordem dos Capuchinhos, em Caxias do Sul e o jornal “APalavra”, produzido pela diocese de Pelotas. No que tange à educação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Contribuições Do Curso de Pedagogia Para o Letramento Acadêmico de Seus Estudantes.Débora Duarte Monney & Rosana Mara Koerner - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):127.
    Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre letramento acadêmico de estudantes de um curso de Pedagogia. Os dados foram gerados a partir de um questionário respondido por 45 estudantes e entrevista semiestruturada realizada com 8 desses sujeitos. Neste artigo, serão apresentados dados de 4 questões que tinham como foco as influências de leitura e escrita no ambiente acadêmico desses sujeitos. Os resultados mostram que existem influências por parte dos professores do curso pesquisado, principalmente nas questões que envolvem a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Conhecendo a Licenciatura Em Ciências Agrícolas da UFRPE.Ramofly Bicalho Santos & Ozias Henrique Santos - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):111.
    Nossa intenção com este trabalho é conhecer os aspectos históricos da formação de professores na L.A – Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da leitura crítica do Projeto Político Pedagógico. Nosso objetivo principal foi conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE e as concepções dos atores envolvidos nesse processo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando fontes de investigação, legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos produzidos sobre tal temática no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Evasão Na Educação Superior No Brasil.Hércules Ferrari Domingues da Silva & Waldemar Marques - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):197.
    Este artigo discute o fenômeno da evasão na educação superior no Brasil numa perspectiva histórica, abordando fatos relacionados ao desligamento de estudantes, desde a educação jesuítica no período colonial até os dias atuais, concluindo com um estudo de caso em uma instituição particular de ensino superior no interior paulista. Destaca a incidência com que ele ocorre num plano mais amplo, estabelece distinções quanto a instituições públicas e privadas, e como a evasão varia conforme o turno e período do curso e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Educação e neoliberasmo no Brasil.Weliton Martins da Silva, Cassiano Telles & Luiz Gilberto Kronbauer - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):145.
    Este artigo tem como objetivo discutir que maneira as propostas neoliberais implantadas no Brasil a partir dos anos 1990, tem impactado a Educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise baseada na produção bibliográfica relativa ao tema, buscando trazer contribuições significativas para a reflexão da temática. Para melhor compreensão foi necessário pensar o desenvolvimento do capitalismo, suas características; do liberalismo ao Keynesianismo, e a adoção das medidas neoliberais. Concluímos que as estratégias e discursos das políticas públicas educacionais continuam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    A Produção de Subjetividades Na Escola.Sirley Lizott Tedeschi & Ruth Pavan - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):181.
    Neste artigo, discutimos o poder disciplinar, com seus dispositivos de controle e normalização, presente nos enunciados de professores/as e como esse poder subjetiva os/as alunos/as a partir dos ideais modernos de uniformização e homogeneização. A análise é fruto de pesquisa realizada por meio de entrevista semiestruturada com professores/as que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual. Para a análise dos enunciados dos/as professores/as, tomamos como referência os estudos foucaultianos e mostramos como o poder (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues