A contribuição do sincretismo brasileiro para a construção de uma ética global // The contribution of Brazilian syncretism for the construction of a global ethic

Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):107-121 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A mestiçagem cultural brasileira é um exemplo da possibilidade de um mundo mais humanizado. O hibridismo cultural brasileiro funde códigos morais, permitindo um equilíbrio entre a diferença e a igualdade, entre o tradicional e o pós-moderno, possibilitando a confiança e tolerância entre culturas diferenciadas. A experiência da mestiçagem cultural brasileira pode ser um caminho para a construção de um a ética global se nela vislumbrarmos uma abertura para o diálogo intercultural. O Brasil, e de forma geral toda a América Latina, se apresenta como uma região de herança polifônica que pode servir de modelo para a filosofia intercultural. A partir dessa herança pluricultural é possível pensar um movimento ecumênico de povos que, para afirmar-se, não precisariam negar o outro. A história do continente não está isenta de dominação nem redução, no entanto, sua originalidade e possível contribuição ao planeta está na vocação histórica de acolhimento universalista, de tolerância, cordialidade, simpatia, hospitalidade, que o mundo de hoje tanto necessita.  

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,745

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A experiência estética como uma expressão da Alteridade do não idêntico.Renata Guadagnin - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38976.

Analytics

Added to PP
2013-07-04

Downloads
59 (#93,091)

6 months
59 (#263,943)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

El positivismo en México: nacimiento, apogeo, y decadencia.Leopoldo Zea - 1968 - México,: Fondo de Cultura Económica.

Add more references