Results for ' Consequencialismo'

6 found
Order:
  1.  13
    Responsabilidade e consequencialismo na ética de Hans Jonas.Robinson dos Santos - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):417.
    O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como leitmotiv o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Será o Contratualismo Reconciliável com o Consequencialismo?Pedro Galvão - 2012 - Disputatio 4 (34):625-634.
    Galvao-Pedro_Sera-o-contratualismo-reconciliavel-com-o-consequencialismo.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Uma aproximação: a teoria da justiça de Rawls diante do liberalismo de Mill.Everton Puhl Maciel - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):137.
    Resumo: o presente artigo tem o objetivo central de sugerir uma aproximação entre a teoria da justiça de Rawls e o liberalismo de Mill. Vamos nos apoiar em dois elementos metodológicos para isso: o fato de Rawls ter admitido um tipo de consequencialismo pela via institucional e a sua filiação a um nível mitigado de intuicionismo na base da sua teoria da justiça. A primeira característica busca a correção de políticas institucionais, levando em consideração determinadas finalidades sociais de comunidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Rawls e um intuicionismo mitigado: intérprete do Liberalismo de Mill.Everton Miguel Puhl Maciel - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):15.
    Nosso objetivo neste trabalho é, em primeiro lugar, apresentar o modelo de liberalismo proposto por John Stuart Mill como relevante para o construtivismo da teoria política de John Rawls. Para tal, vamos mostrar que o contratualista americano em alguma medida subscreve o liberalismo do utilitarista inglês. Vamos aproximar ambos os autores no tocante ao método intuicionista e verificar se ainda há alguma vantagem no consequencialismo de Mill. Para Rawls, um procedimento intuicionista é ligado a um conjunto de princípios que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Razões para o utilitarismo: uma avaliação comparativa de pontos de vista éticos.Cláudio Costa - 2002 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 1 (2):155-174.
    O trabalho apresenta os três principais pontos de vista éticos que são predominantes, hoje, nas discussões da filosofia moral, a saber, a ética de virtudes, a deontologia e o conseqüencialismo. Ele revela os principais traços de cada teoria apontando os seus pontos positivos e negativos. Posteriormente, ele argumentaem favor de um enfoque conseqüencialista, isto é, por uma forma particular de utilitarismo.The paper presents the three main ethical views, namely virtue ethics, deontology andconsequencialism, which are predominant in moral philosophy nowadays. It (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  36
    ¿Consecuencias, de qué? Claves de la subsistencia del Utilitarismo.Francisco Lara - 2011 - Telos: Revista Iberoamericana de Estudios Utilitaristas 18 (1):105-125.
    Despite the strong criticisms to ethical utilitarianism, this theory has not succumbed and remains one of the most notorious. The main criticisms address to the consequentialist conception of right that underlies the theory. However,it has been such a conception of right that, at the same time, saved utilitarianism. The article set out the features and changes that, according to the author, are the causes to explain the subsistence of utilitarianism.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark