Order:
  1.  3
    Arte e virtude em Montaigne e Diderot.Bruno Alonso - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):156-165.
    Montaigne e Diderot foram filósofos, humanistas e defensores de um ceticismo crítico. Seus escritos se caracterizam por um estilo de escrita fluído, privado e cômico. Em Diderot vemos um filósofo dramaturgo, autor e crítico de peças teatrais. Em Montaigne um filósofo não acadêmico, um magistrado avesso ao perfeccionismo da filosofia escolástica, que instaurou um novo estilo de escrita. Há um traço em comum na forma como ambos compreendem a filosofia. Para Montaigne e Diderot, ética e estética são dois domínios da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    La ética estóica como una guía para la vida política en Marco Aurelio.Bruno Alonso - 2020 - Escritos 28 (61):51-61.
    Marcus Aurelius reigned from 161 A.D. to 180 A.D., and he ranks among the most successful emperors of the antonine dynasty. The success of his administration may be attributed to his philosopher personality and, more than that, to his stoic character. Meditations presents thoughts of a stoicism devotee, which reflects in moments of intimacy on the challenges that he faced throughout his life as an emperor. It is in the practice of the ethical precepts of stoicism that he finds his (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Oralidade, escrita e estilo em Platão e Montaigne.Bruno Alonso - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):124-145.
    A crítica de Platão à escrita se situa em meio ao conflito entre o mundo oral e a cultura escrita. Platão escreveu diálogos que são claramente o retrato de discussões que ocorreram na vida real, tenham ou não acontecido verdadeiramente. Os Ensaios de Montaigne, por outro lado, são monólogos que estabelecem uma interlocução com o leitor. Ambos tentaram de alguma forma superar a artificialidade da escrita trazendo ao texto a mesma versatilidade e vivacidade do discurso oral. Montaigne escreveu em uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark