6 found
Order:
  1.  15
    A contribuição de John Hick para o diálogo inter-religioso: a leitura do evento crístico como metáfora.Rodrigo Portella - 2005 - Horizonte 3 (6):77-95.
    Este é um comentário crítico do livro A metáfora do Deus encarnado (2000), de John Hick. Hick busca rever axiomas cristológicos, tentando reinterpretá-los no intuito de fazê-los significativos para o diálogo inter-religioso. Propõe uma cristologia pluralista, desconstruindo tradicionais premissas e dando novos significados ao evento Jesus. A partir de uma nova cristologia, oferece uma soteriologia que transcende o evento crístico. Palavras-chave: Cristologia; Soteriologia; Diálogo interreligioso; Teologia contemporânea. ABSTRACT This is a critical review of John Hick’s book The metaphor of red (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Dependência e cidadania no Brasil: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileiras.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 5 (9):43-53.
    O presente artigo visa discutir criticamente a relação entre dependência política e cidadania no Brasil, com o enriquecimento de questionamentos e dados referentes à cultura religiosa e política brasileira. Na discussão sobre cidadania e dependência no Brasil, que abaixo desenvolvo, busco, nas figuras dos “mitos fundadores” da nação, a exegese do atrofiamento da cidadania do povo brasileiro. Tais mitos fundadores teriam um caráter “antropológico de solução imaginária para tensões, conflitos e contradições” (CASTRO, 2003, p. 57). É a solução de problemas (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Em busca do dossel sagrado.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 4 (8):77-96.
    O objetivo deste artigo é apresentar algumas teorias de base sociológica que possam explicar o surgimento, em nossa época, de movimentos eclesiais católicos de cunho tradicional, que resgatam estilos de vida religiosa identificados com o passado, ou melhor, com características de uma igreja anterior ao Concílio Vaticano II. A tese central, ainda que como conclusão provisória, é que, num mundo fragmentado e secularizado, pessoas, especialmente jovens, buscam orientação de vida e fé em formas religiosas identificadas com o passado, pois estas (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Em Busca Do Dossel Sagrado. A Toca de Assis E as Novas Sensibilidades Religiosas.Rodrigo Portella - 2009 - Horizonte 7 (14).
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Pentecostalismo clássico E valores de autonomia: Sobre O poder simbólico Das representações pentecostais.Rodrigo Portella - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 03-15.
    O artigo visa analisar como as representações simbólicas da teologia pentecostal clássica, e a vivência comunitária no pentecostalismo clássico, ajudam as pessoas excluídas, cultural, econômica e socialmente a encontrarem um espaço onde lhes é oferecido autonomia. A análise refere-se ao pentecostalismo clássico, ou seja, se busca na tipologia clássica da Assembléia de Deus as representações simbólicas para a construção das argumentações do texto. Referencia-se, o artigo, em autores consagrados que estudaram o pentecostalismo de matriz clássica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Seguir e servir a Cristo pobre: juventude, ideais e renúncias na Toca de Assis (Follow and serve Christ in poverty: youth, ideals and sacrifices in Toca de Assis). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p456. [REVIEW]Rodrigo Portella - 2012 - Horizonte 10 (26):456-475.
    O presente estudo busca compreender a aderência de jovens a um instituto católico – Toca de Assis – que se caracteriza por adotar um estilo de vida configurado por radical pobreza, renúncia a bens e estudos formais, e dependência exclusiva da providência divina, além de desenvolvimento de trabalho com pessoas em situação de rua. Busca entender a opção juvenil por um estilo de vida religiosa rigoroso a partir de propostas de vida contrastivas com a sociedade contemporânea e, de certo modo, (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark