Modelos científicos em tempos de pandemia

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e31 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A pandemia de COVID-19 deu maior visibilidade ao trabalho de epidemiologistas, e em particular ao uso de modelos epidemiológicos. Projeções da expansão da doença, número de casos e o seu pico esperado, são amplamente divulgadas na mídia. Políticas de saúde pública, como medidas de isolamento social, são justificadas à população com base na necessidade de se ‘achatar a curva’, e evitar o colapso do sistema de saúde. Mas o público não é informado sobre os usos e limitações dos modelos. A necessidade de recalibrarmos os modelos com novos dados e de revisarmos projeções também são pouco compreendidas e por vezes se tornam fonte de frustração, alimentando ceticismo para com a verdade científica. Neste artigo eu discuto brevemente de que maneira a reflexão filosófica sobre os usos dos modelos, e de suas propriedades epistêmicas – cognição, explicação e entendimento – pode mitigar esses problemas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,150

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La función explicativa de los modelos en biología.Antonio Diéguez Lucena - 2013 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 18:41-54.
Pandemia e o colapso do neoliberalismo.Loiane Prado Verbicaro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e3.
Algumas reflexões sobre pandemia e filosofia no Brasil.Eduardo Brandão - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e18.

Analytics

Added to PP
2020-07-09

Downloads
15 (#949,647)

6 months
5 (#644,465)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Alexander Maar
Universidade Estadual de Londrina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Studies in the logic of explanation.Carl Gustav Hempel & Paul Oppenheim - 1948 - Philosophy of Science 15 (2):135-175.

Add more references