Philosophy with Children: Learning to live well

Childhood and Philosophy 8 (16):243-264 (2012)

Authors
Claire Cassidy
University of Strathclyde
Abstract
A filosofia com crianças, em todas as suas guisas, visa engendrar o pensamento filosófico e o raciocínio nas crianças. Muito é escrito sobre o que a participação na filosofia poderia fazer para a criança academicamente e emocionalmente. O que propomos aqui é que permitindo às crianças participar de diálogos filosóficos elas aprenderão uma abordagem que poderia dar suporte a sua participação na sociedade e que poderia envolvê-las na consideração e no arejamento de suas vistas, tomando decisões em suas interações e relacionamentos com os outros. É inevitável que, vivendo com os outros, se encontrem os valores dos outros. É essencial, portanto, que as crianças aprendam como lidar com os valores dos outros mas também que elas aprendam como desenvolver os seus próprios pelo questionamento e a reflexão. Melhor que ensinar às crianças sobre os valores ou ensinar-lhes os valores que elas deveriam ter, este artigo sugere que às crianças deveriam ser proporcionadas oportunidades de explorar uma variedade de perspectivas e que elas precisam aprender a fazer isto. Além disso, no entanto, a fim de viver harmoniosamente com os outros, existem considerações sobre ética a serem encontradas. As crianças precisam aprender como lidar com política, arte, ciência, literatura e a maior variedade de problemas que a vida em sociedade inclui. De fato, as crianças precisam aprender o que é requerido para ser um cidadão. Aqui o aprendizado da criança é contextualizado no Currículo de Excelência da Escócia, no qual se espera das crianças que elas sejam capazes de “fazer escolhas e tomar decisões informadas” e de “desenvolver pontos de vista informados e éticos de problemas complexos” (Scottish Executive, 2004, p.12) como parte de sua educação para a cidadania. Se ser um cidadão envolve esses elementos, então existe um desafio para os professores no que concerne a como as crianças vão alcançar os resultados desejados. O objetivo de tal currículo é que a criança ‘aprenda para a vida’ adquirindo as competências para a vida de forma que a sociedade se beneficie. É colocado, neste artigo, que participando dos diálogos filosóficos uma pessoa é suscetível de favorecer uma apreciação dos outros e de suas perspectivas, de compreender que os valores e opiniões de alguém evoluem, que essa visão filosófica pode, de fato, funcionar para a melhora da sociedade. Contudo, o que é sugerido é que fazendo filosofia aprende-se como viver bem
Keywords citizenship  wisdom  living well  Philosophy with Children  Curriculum for Excellence
Categories (categorize this paper)
Reprint years 2013
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 54,431
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

Add more citations

Similar books and articles

And the Children Shall Lead Them.Ann Margaret Sharp - 2004 - International Journal of Applied Philosophy 18 (2):177-187.
Philosophy for Children in Turkey.Nuran Direk - 2006 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 4:17-21.
Learning to Think.Katalin G. Havas - 1999 - The Proceedings of the Twentieth World Congress of Philosophy 3:11-19.
What is Happening with P4C?Matthew Lipman - 1999 - The Proceedings of the Twentieth World Congress of Philosophy 3:21-26.
Moral Education in Family Life: The Effects of Diversity.J. Mark Halstead - 1999 - Journal of Moral Education 28 (3):265-281.
Informal Home Education: Philosophical Aspirations Put Into Practice.Alan Thomas & Harriet Pattison - 2013 - Studies in Philosophy and Education 32 (2):141-154.

Analytics

Added to PP index
2013-03-27

Total views
10 ( #825,490 of 2,371,809 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #557,530 of 2,371,809 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes