6 found
Order:
  1. O fardo e a benção da mortalidade.Hans Jonas & Wendell Evangelista Soares Lopes - 2009 - Princípios 16 (25):265-281.
    O texto apresentado a seguir é uma traduçáo da conferência intitulada “The Burden and Blessing of Mortality” ( The Hastings Center Report , 22, n. 1, jan-fev. 1992, p. 34-40), que foi apresentada à Fundaçáo do Palácio Real [The Royal Palace Foundation], em Amsterdam, no dia 19 de março de 1991. Esta conferência foi traduzida para o alemáo por Reinhard Löw e revisada pelo próprio Jonas, aparecendo com o título “Last und Segen der Sterblichkeit” em Scheidewege 21, 1991/92, p. 26-40, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  2.  9
    Gilbert Simondon e uma filosofia biológica da técnica.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):307-334.
    ResumoO presente artigo visa mostrar o significado da filosofia biológica da técnica em Gilbert Simondon. Essa rubrica coloca em ação uma leitura da filosofia da técnica do filósofo francês como uma ontologia regional no interior de sua ontologia geral ontogenética, que, nesse regime específico, baseia-se em um modelo do orgânico. Para tanto, mostraremos que a individuação dos objetos técnicos, sua concretização marcada pela superdeterminação funcional, obriga-nos a pensá-los em sua organicidade e desde uma organologia geral. Ademais, os conceitos de adaptação (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  18
    Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (40):111.
    O presente ensaio analisa criticamente a principal tese de Feenberg sobre a natureza da tecnologia: sua bidimensionalidade. Consideramos primeiro o desenvolvimento da teoria crítica da tecnologia em Feenberg; como, a partir do abandono das noções heideggeriana e positivista de tecnologia, o autor encara o que ele acredita ser o verdadeiro mundo da tecnologia em seu vir a ser, enquanto intrinsecamente relacionada com o social. Nisso, ele se aproxima da tradição da Teoria Crítica, especialmente de Marcuse, de quem foi aluno. Entretanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A renovação da teleologia em Hans Jonas.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2010 - Princípios 17 (28):47-70.
    O presente trabalho visa elucidar a renovaçáo da teleologia no pensamento de Hans Jonas, mostrando como esta ocupa aí duas funções centrais, a saber: pensar uma nova ontologia que atenda de forma mais exata à construçáo de um universo psicofísico e em vir-a-ser; e pensar o dever-ser da humanidade enquanto telos e valor absoluto no processo evolutivo do Ser. Para alcançarmos nosso objetivo, primeiro explicitaremos que o que Jonas designa por "enigma da subjetividade" é o problema fundamental da ontologia, e (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Hans Jonas E o Profético Na Filosofia: Sobre Os 40 Anos de Das Prinzip Verantwortung.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):2-19.
    O presente ensaio apresenta uma análise crítica do problema do profético na filosofia a partir de uma consideração da reflexão moral de Hans Jonas em Das Prinzip Verantwortung. Jonas demonstra ter seguido, bem de perto, deliberadamente ou casualmente uma sabedoria prática específica de Kant, a saber: a necessidade de fazer da filosofia um instrumento profético. O ensaio realiza, portanto, uma espécie de avaliação retrospectiva da fortuna do livro tendo em vista os seus resultados esperados, o que possibilitará de maneira secundária (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    O Transhumanismo E a Questão Antropológica.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    Quando nos detemos à querela recente sobre o enhancement, especialmente àquela que tem colocado em lados opostos bioconservadores e transhumanistas, não pode passar despercebido que pressuposições e mesmo concepções muito ingênuas sobre o homem se encontram no fundo do debate. No estudo que apresentaremos, buscaremos mostrar duas teses: antes de tudo, tentaremos evidenciar que tal querela formada em torno do enhancement é uma reformulação da querela que outrora envolveu a arte alquímica nos tempos medievais e renascentistas – arte cujo impulso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark