Cognition and Content

Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (2005)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os tópicos e problemas filosóficos discutidos no volume são de natureza bastante variada: a natureza da complexidade computacional no processamento de uma língua natural; a relação entre o significado linguístico e o sentido Fregeano; as conexões entre a a agência e o poder; o conteúdo semântico da ficção; a explicação dos impasses éticos; a natureza dos argumentos cépticos; as conexões entre as dissociações cognitivas e o carácter modular da mente; a relação entre a referência e o significado. Estes tópicos deixam-se subsumir num tema mais geral, o tema das ligações múltiplas entre a cognição e o conteúdo, mental ou linguístico. O tópico do conteúdo, a questão de determinar como é que muitas das nossas elocuções e muitos dos nossos estados mentais são dotados de conteúdo, representam algo (correcta ou incorrectamente), e o tópico da cognição, a investigação da natureza e dos mecanismos envolvidos na cognição humana, no processamento de informação tipicamente proveniente do exterior, são inegavelmente tópicos centrais da investigação filosófica, presente ou passada.Dado o carácter inclusivo e pluridisciplinar dos tópicos cobertos, não é surpreendente que os ramos da Filosofia representados no presente volume sejam igualmente diversificados: a Filosofia Moral, a Filosofia da Linguagem, a Teoria do Conhecimento, a Filosofia da Mente, os Fundamentos da Ciência Cognitiva. E também não é surpreendente que nele também estejam representados outros ramos do conhecimento cuja relevância para o estudo do conteúdo e da cognição é conspícua: a Psicologia Cognitiva; a Linguística Computacional e a Inteligência Artificial. Os autores dos ensaios são de proveniências diversas. De um lado, há um conjunto de especialistas nacionais a trabalhar na tradição analítica em Filosofia, como João Branquinho, ou a trabalhar em algumas áreas filosoficamente importantes da Ciência Cognitiva, como António Branco (Processamento da Língua Natural), José Frederico Marques (Psicologia Cognitiva) e Helder Coelho (Inteligência Artificial). Do outro lado, há um conjunto de especialistas estrangeiros de elevada reputação internacional: Allan Gibbard, da Universidade de Michigan, autor de livros influentes na área da Ética e Filosofia Moral; Stephen Schiffer, da New York University, uma das principais figuras actuais da Filosofia da Linguagem e da Semântica Geral; Paolo Leonardi, da Universidade de Bolonha, um especialista nas áreas da Filosofia da Linguagem e Filosofia da Comunicação; e Manuel García-Carpintero, da Universidade de Barcelona, um dos grandes vultos da Filosofia Analítica praticada em Espanha e na Europa Continental.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.João Branquinho & Ricardo Santos - 2013 - Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Para além dos argumentos.Sofia Miguens - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):120-132.
Filosofia da Linguagem - uma introdução.Sofia Miguens - 2007 - Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras.
Levels Of Mind: Against Austerity In The Philosophy Of Mind.Pascal Engel - 2010 - Pensando: Revista de Filosofia 1 (1):3-29.
Beast and man: the roots of human nature. [REVIEW]Regina Andres Rebollo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):185-201.
Experiências, Conhecimento Fenomenal e Materialismo.Wilson Mendonça & Julia Telles Menezes - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (3):415-438.

Analytics

Added to PP
2018-06-04

Downloads
452 (#42,670)

6 months
92 (#50,409)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

João Branquinho
Universidade de Lisboa

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Knowledge and its limits.Timothy Williamson - 2000 - New York: Oxford University Press.
The Varieties of Reference.Gareth Evans - 1982 - Oxford: Oxford University Press. Edited by John Henry McDowell.
Demonstratives: An Essay on the Semantics, Logic, Metaphysics and Epistemology of Demonstratives and other Indexicals.David Kaplan - 1989 - In Joseph Almog, John Perry & Howard Wettstein (eds.), Themes From Kaplan. Oxford University Press. pp. 481-563.
The moral problem.Michael Smith - 1994 - Cambridge, Mass., USA: Blackwell.
The Nature of Necessity.Alvin Plantinga - 1974 - Oxford, England: Clarendon Press.

View all 77 references / Add more references