8 found
Order:
  1.  47
    What Affective Neuroscience Means for Science of Consciousness.Leonardo Ferreira Almada, Alfredo Pereira Jr & Claudia Carrara-Augustenborg - 2013 - Mens Sana Monographs 11 (1):253.
    The field of affective neuroscience has emerged from the efforts of Jaak Panksepp in the 1990s and reinforced by the work of, among others, Joseph LeDoux in the 2000s. It is based on the ideas that affective processes are supported by brain structures that appeared earlier in the phylogenetic scale (as the periaqueductal gray area), they run in parallel with cognitive processes, and can influence behaviour independently of cognitive judgements. This kind of approach contrasts with the hegemonic concept of conscious (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  26
    Conceptual Spaces and Consciousness: Integrating Cognitive and Affective Processes.Alfredo Pereira Júnior & Leonardo Ferreira Almada - 2011 - International Journal of Machine Consciousness 3 (01):127-143.
  3.  3
    O Corpo Na Autoconsciência: A Tese da Autoconsciência Substantiva E a Senciência Corporal.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Otávio De Sousa Mesquita - 2018 - Kalagatos 15 (1):25-51.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    A mente corporificada: O início de um programa de pesquisa.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Otávio de Sousa Mesquita - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):11-23.
    Resumo : O presente texto é de natureza hermenêutica, e sua finalidade é a de sistematizar o estudo que empreendemos em relação às linhas gerais do projeto de Varela, Thompson e Rosch. Nosso objetivo é o de analisar as bases e o caminho a partir dos quais nossos autores buscaram redirecionar os rumos e mesmo os princípios mais centrais das ciências empíricas e fenomenológicas da mente. Buscaremos demonstrar que o projeto de Varela, Thompson e Rosch foi exitoso em seu propósito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind . Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e em (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    A neurociência afetiva como orientação filosófica: Por Uma ressignificação neurofilosófica do papel Das emoções na estruturação do comPortamento.Leonardo Ferreira Almada - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):201-226.
    Minha intenção, neste artigo, é a de discutir a significação das emoções na estruturação dos raciocínios morais e nos processos de decision-making. Para tanto, proponho estabelecer um delineamento filosófico-científico da contemporânea discussão acerca das relações de interação e integração entre processos perceptivo/cognitivos e processos afetivos/emocionais. Visando a realizar essa tarefa, tomo por orientação geral a proposta da Neurociência Afetiva de Jaak Panksepp, que propõe, a partir de um modelo neurofilosófico, situar o papel das emoções básicas no comportamento. A partir do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Viii Colóquio Antero De Quental, 2009, São João Del-rey. Atas Do Viii Colóquio Antero De Quental. [REVIEW]Leonardo Ferreira Almada - 2012 - Educação E Filosofia 26 (51).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark