Results for ' Emulação'

7 found
Order:
  1.  11
    Tradição, emulação e temporalidade no “sistema Machado de Assis”.Mauro Franco - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Tradição, emulação e temporalidade no “sistema Machado de Assis”.Mauro Franco - 2014 - Dialogos 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    Amor pela honra, emulação, e a psicologia dos vícios diabólicos.Houston Smit & Mark Timmons - 2015 - Dissertatio 41 (S2):119-151.
    Nos últimos anos, muito foi escrito a respeito das virtudes e das virtudes particulares expostas na ética de Kant, concentrando-se em particular no Tugendlehre, parte II da Metafísica da Moral. Menos atenção foi dada ao que Kant tem a dizer sobre os vícios e sobre os vícios particulares. A própria discussão de Kant a respeito dos vícios escolhidos no Tugendlehre é bastante breve, pontuada por observações a respeito das fontes psicológicas de traços de caráter viciosos. Em contraste, o que encontramos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Imitatio e aemulatio.Samuel Mateus - 2018 - Cultura:239-251.
    Abordando a formação da consciência moderna, este artigo considera a Querela dos Antigos e dos Modernos a partir de duas noções estéticas fundamentais: a imitatio e a aemulatio.O modo como progressivamente se faz o elogio da emulação face à simples imitação corresponde à ultrapassagem do pólo antigo pelo pólo moderno. Enquanto o imitador deseja reproduzir a exactidão do modelo, o emulador esforça-se por dizer melhor. A emulação, proposta pelos Modernos, mostra-se sempre relativizadora e perturbada em relação aos antigos, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Práticas Letradas Seiscentistas.João Adolfo Hansen - 1995 - Discurso 25:153-184.
    O fim do texto é a discussão histórica de práticas de representação italianas, espanholas e luso-brasileiras do século XVII hoje anacronicamente unificadas como “Barroco". Analisa modelos teológico-políticos e retóricos da agudeza que caracteriza a racionalidade de Corte dramatizada nelas, particularizando a análise com EI Díscreto, de Baltazar Gracián.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Capitu: Helena à brasileira?Daniele Rodrigues Ramos Kazan - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):39-63.
    A idéia deste artigo é tentar demonstrar, através da construção da personagem Capitu feita por Bentinho, como o romance Dom Casmurro, em alguma medida, se apropria do mito de Helena, principalmente da versão relatada por Eurípides em tragédia homônima. As duas personagens não têm em comum somente o fato de serem consideradas adúlteras — sem que isso possa ser comprovado nas respectivas narrativas —, mas um todo ficcional que nos leva a essa relação.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles.Mateus Barreiro & Marta Furlan - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):119-140.
    Na filosofia de Aristóteles, o sentimento de amizade apresenta uma ambivalência com as emoções de rivalidade (philotimia) como a cólera (orgê) e a emulação (zêlos). Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os aspectos emocionais que envolvem a noção de amizade, visando aprofundar a relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. A produtividade dessas reflexões, aponta que o modo como as diversas relações sociais e a construção do conhecimento desenvolvido, também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation