Results for ' impressores'

9 found
Order:
  1. Carvão, Sónia . A ferramenta que faz os contos. The tool that creates tales. Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, 91pp. [ISBN: 978.989.691.204.8]. [REVIEW]Maria Teresa B. C. S. G. Dos Santos - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (19):217-221.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Portuguese national coat of arms as printers devices.Artur Anselmo - 2014 - Cultura:157-168.
    Este artigo apresenta e comenta três dezenas de casos de utilização das armas portuguesas nas portadas de livros quatrocentistas e quinhentistas. Esta utilização enquadra-se no âmbito da heráldica tipográfica, com força expressiva equivalente à dos símbolos pessoais ou familiares, quase sempre porque editores, impressores ou livreiros entendiam que o escudo nacional dignificava sobremaneira o seu trabalho.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    The marks of Pedro Ferreira.Ana Teresa Brito - 2014 - Cultura:141-155.
    Este artigo apresenta a biografia e o percurso profissional de Pedro Ferreira, impressor activo em Lisboa no século XVIII, e descreve algumas das marcas tipográficas utilizadas nas suas impressões.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    As gravuras impressas na Academia dos Humildes e Ignorantes.Paulo A. Fonseca - 2005 - Cultura:127-150.
    As gravuras impressas no periódico setecentista Academia dos Humildes e Ignorantes são, neste estudo, fonte para procurar saber quem eram os seus impressores, quantas edições se podem localizar desta obra e qual era o acolhimento por parte do público. As gravuras, sendo um elemento informativo que passa normalmente despercebido, permitem conhecer melhor o próprio periódico onde são publicadas e, assim, perceber o modo como se afirma esse género novo que era o das publicações periódicas de conteúdo cultural e informativo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Inspice signum: methodological reflection to create an instrument of control of the Spanish typographical brands.Abad Julián Martín - 2014 - Cultura:45-73.
    A referência a um conjunto de reportórios e catálogos publicados desde 1890 onde se reproduzem portadas de obras produzidas na Península Ibérica entre finais do século XV e inícios do XVI é o ponto de partida para, através de quatro dezenas de exemplos, propor uma metodologia para identificação, registo e classificação de marcas de impressores.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Mark and counterfeiting: the case of the Galrão printers family.Maria Teresa Payan Martins - 2014 - Cultura:109-121.
    João Galrão, fundador de uma das mais importantes oficinas tipográficas na Lisboa do século XVII, possuía quatro marcas tipográficas, as quais apresentam como característica comum a presença das suas iniciais – IG. Se muitas das espécies produzidas na oficina de João Galrão ostentam, no rosto ou no cólofon, a marca do impressor, após a sua morte, a situação altera-se. António Pedroso Galrão, sobrinho e continuador do impressor João Galrão, utilizou, até meados do século XVIII, o material tipográfico da oficina de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    The typographical mark and other symbols used by the printers known under the name António Álvares.Ana Cristina Torres - 2014 - Cultura:123-139.
    O objectivo deste artigo é analisar a insígnia profissional e outros símbolos tipográficos usados pelos membros de uma família de impressores de nome António Álvares, que trabalharam em Lisboa nos séculos XVI e XVII. Inicia-se com uma súmula dos dados biográficos e da actividade destes profissionais; segue-se a apresentação da marca tipográfica e de outras gravuras; e conclui-se com uma breve reflexão sobre a importância do estudo das marcas tipográficas para a compreensão do trabalho dos impressores, que inclui (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Iconografia do livro impresso.Artur Lisboa Anselmo - 2014 - Cultura:9-10.
    Para compreender as relações entre imagem e texto no livro moderno, é necessário ter em conta todos aqueles que contribuem para estabelecer os significados dos textos e das imagens. Falamos, assim, também de impressores e papeleiros que nos deixaram, como testemunho, as suas marcas. Duas diferentes vias nos levam, através da análise da imagem, aos impressores e ao seu trabalho: por um lado, o conhecimento da principal matéria-prima, o papel, com as suas marcas de água e filigranas, e, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Typographical marks in France from its origins to 1600: definition, use, typology, semiotics. [REVIEW]Pierre Gheno - 2014 - Cultura:75-95.
    Este artigo aborda o primeiro século e meio de utilização de marcas tipográficas nos livros impressos, identificando, no caso da França, as oficinas que os tinham produzido ou os livreiros que os tinham custeado, e explicando os elementos que compõem essas marcas, as suas regras, os seus sentidos e tipologia.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark