Results for 'Desencantamento'

14 found
Order:
  1.  33
    Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento.Terry Shinn - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):43-81.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  21
    Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza.Marcos Barbosa de Oliveira - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):97-116.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  10
    A Formação Escolar Em Debate.Rafael Bianchi Silva & Alonso Bezerra de Carvalho - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:221-240.
    Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional – professor e aluno – para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Leo Tolstoy’s tragic death and his impacts on Max Weber and György Lukács: On autonomy of arts and science/ O tema da morte trágica de Liev Tolstói e set impacto em Max Weber e György Lukács: Sobre a autonomia nas ciências e na arte.Luis F. Roselino - 2014 - Revista História E Cultura 3 (1):150-171.
    The tragic death in Tolstoy's writings has helped both Max Weber and György Lukács in characterizing the modern pathos as a tragic contemplation of the emptiness of life. Through Tolstoy's readings, Weber and Lukács found an interesting source of denying arts and modern sciences autonomy, considering, from the aesthetics sphere, the meaningless of this new immanent reality. Both has assumed Tolstoy main theme from the same perspective, contrasting ancient and modern worldviews. Max Weber presented this theme in his disenchantment of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Dos interesses weberianos dos sociólogos da religião: um olhar perspectivo sobre as interpretações do pentecostalismo no Brasil.Paulo Gracino Júnior - 2008 - Horizonte 6 (12):69-92.
    Resumo O objetivo central deste texto é mapear a influência da sociologia weberiana na produção intelectual sobre o fenômeno religioso no Brasil. Mais especificamente, buscaremos compreender de que forma a prédica weberiana que estabelece a "afinidade" do protestantismo pietista com o "desencantamento" das imagens religiosas do mundo e a modernidade capitalista foi apropriada pela Sociologia da Religião, na tentativa de compreender o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Assim, rastrearemos a produção sociológica, buscando estabelecer um paralelo entre as representações da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Para ler Gauchet 20 anos depois.Carlos Alberto Steil - 2017 - Horizonte 15 (46):364-375.
    In 1985, Marcel Gauchet published his book Le désenchantement du monde. Une histoire politique de la religion, which came to fill a gap in terms of great synthesis in the studies of sociology of religion. His analysis of religion shows that, far from being reduced to a superstructure, the religious has actively modeled collective reality and its political forms. Mobilized by the study of this book, more than twenty years ago, I published the article Para ler Gauchet, in the journal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Mundo desencantado: o ethos pós-religioso do homem contempor'neo à luz do pensamento de Marcel Gauchet.Fabiano Victor Campos - 2017 - Horizonte 15 (46):376-411.
    This article analyzes the meaning of the expression "disenchantment of the world" in the French philosopher Marcel Gauchet’s thought. In order to do so, it seeks to show that, through the thesis of an exit of religion, Gauchet presents the historical development of religion in three distinct stages but successive and interrelated each other, that is to say: The religion of the past as the configurator of the original experience of heteronomy in its most absolute form of the so-called primitive (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Uma forma de (des)encantar o mundo: entre Patlão e Bacon.Cleópatra Steffane Melisinas Citron - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    Quais os pressupostos que fizeram a ciência – ou certa concepção de ciência, moderna – ser responsável por um “desencantamento do mundo”? É esta a questão que motiva o desenvolvimento deste artigo a partir de um sobrevoo pelo modo distinto como dois importantes filósofos trabalham seus conceitos: a noção de “ideia” em Platão e a de “forma” em Bacon. Ao detectar, rastrear e interpretar as raízes do conceito baconiano de “forma” no conceito originário de “ideia” platônica, é possível entender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Ideais religiosos e expectativas (des)encantadas: uma análise dos ideais missionários da congregação redentorista bávara no Brasil.Robson Rodrigues Gomes Filho - 2020 - Dialogos 24 (1):581-600.
    A fundação da missão redentorista alemã no Brasil, em 1894, representou para os missionários bávaros uma possibilidade pessoal de realização plena daquilo que entendiam como sua vocação, qual seja, a salvação das “almas abandonadas” através do sacrifício pessoal. Todavia, a alteridade entre o que se espera e o que se encontra levou essas expectativas idealizadas ora ao desencantamento, ora ao reencantamento e reelaboração, o que impactou não somente nas expectativas e ações religiosas individuais, mas igualmente no modo como tais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Reanimar o corpo para vivificar o mundo: Schopenhauer como ponto de inflexão da modernidade.Tayéshi Yuri Kadosaki - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a filosofia schopenhaueriana como ponto de transgressão (limite) da modernidade e idealismo supremacista de (um certo tipo de) humanidade, em que o descolamento do Homem da natureza constrói um novo tipo de pensar a relação Homem/mundo e suas existências. Assim, tomando como ponto de partida o desencantamento do mundo e do corpo causados pelos procedimentos modernos, conforme delineado por Federici e Starhawk, pretendemos revisitar a filosofia de Schopenhauer e reconhecê-la enquanto ponto de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales.Humberto Calloni & Amorim - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):56-73.
    A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse processo é (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    Theodor W. Adorno e a dialética negativa.Pedro Savi Neto - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):2-18.
    O presente artigo, baseado em uma pesquisa teórica, se propõe a abordar a concepção da dialética negativa de Theodor Adorno, partindo de sua crítica aos sistemas filosóficos tradicionais de caráter idealista. A filosofia de Adorno se afigura como crítica às filosofias de caráter idealista, na medida em que entende que tais sistemas filosóficos partem de uma relação de conhecimento entre sujeito e objeto que se trata, em verdade, de uma relação de dominação, na medida em que é ditada por interesses (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Um rumor de anjos no mundo desencantado: outros desafios à teologia.Francisco Genciano Jr - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):185-200.
    Starting from Peter Berger’s analysis about the discovery of the supernatural in the modern society and its suggestions for the theology about the methods to be assumed in the process of identification of transcendence signals in society as well as the Max Weber's considerations about the so-called disenchantment of world, doubly introduced by science and religion itself, looking up to identify what challenges are presenting themselves for reflection and theological action at interface between disenchanted social realities and new enchanted religiosity, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark